Crianças adiantadas na escola - parte 1.
Sou do tempo em que crianças adiantadas eram sinônimo de crianças inteligentes. Os pais e avós enchiam a boca para falar que o pequeno estava à frente dos amiguinhos da mesma idade. Hoje se sabe que este salto tem seu preço. E quem paga é a própria criança (e os pais por tabela).
Para entender melhor precisamos refletir um pouco no papel da escola. A escola não é apenas um local para aprender a ler e a calcular. Na escola a criança aprende a sociabilizar, negociar, dominar e ser dominado, brincar, competir com iguais, ganhar e perder. Aprende que precisa se virar sozinha em algumas situações. Que pode apresentar soluções criativas, investigar, descobrir por si própria o conhecimento. Na escola a criança aprimora a concentração, a organização, o jogo de cintura. Enfim, o aprendizado vai muito, muito além do formal.
Quando uma criança é colocada numa classe acima de sua idade, mesmo que poucos meses acima, precisamos sempre nos lembrar de que ela não terá apenas que "acompanhar" o português, a matemática e as outras disciplinas. Ela terá também que acompanhar todo esse aprendizado social e comportamental que inevitavelmente faz parte do pacote. E a pergunta é: ela está pronta para isso? Vale a pena submeter uma criatura de 5 anos à rotina de uma turma com crianças de 6 e até 7 anos?
A mim chegam as mais diferentes histórias, todas com problemas parecidos. Houve a mãe que insistiu (e muito) com a escola para que a filha de 5 anos fosse matriculada diretamente no 1º ano, sem passar pelo infantil IV. A escola foi contra, mas ela argumentava que a filha era muito madura, que só brincava com os grandes e que já se interessava muito por letras e números. "Ela quer aprender, ela vive me perguntando que letra é essa ou aquela." A escola acabou cedendo e a menina, aos 5 anos, foi para o 1º ano. Encontrei a mãe 6 meses depois e a conversa foi muito diferente. A garota estava apresentando múltiplos problemas. Estava ansiosa, se sentindo incapaz, se recusando a fazer determinadas atividades. Às vezes chorava porque não conseguia fazer coisas que os amiguinhos faziam.
Os pais falharam em reconhecer que todo aquele interesse inicial da pequena era fruto dela estar muito bem encaixada na turma anterior. Ela estava feliz, curiosa, descobrindo o mundo, interessada em aprender, fazendo trocas com crianças no mesmo estágio que ela. Era uma criança saudavelmente estimulada. Quando foi adiantada, o estímulo virou cobrança. Não por parte da escola, mas por parte dela mesma. Sentia-se frustrada por não conseguir fazer determinadas coisas que os colegas faziam com facilidade. Claro! Eles passaram pelo ano que a ela foi negado. E um ano faz uma diferença brutal na vida de uma criança. Para concluir, a mãe acabou por tirar a criança da escola (que ainda levou a culpa).
Sei de muitos outros casos, como o de crianças adiantadas que para acompanhar a turma precisam de aulas de reforço, num claro desperdício de tempo e energia (além da tortura que deve ser para a pobre da criança). Ou carecem do acompanhamento de psicopedagogas.
Acontece também dos próprios educadores adiantarem os pequenos. Vivo na pele esta realidade: meu mais velho é nascido em agosto e a primeira escola que frequentou o colocou na turma dos nascidos no primeiro semestre. Nunca questionei, afinal a diferença era de um ou dois meses e fomos levando, contornando os probleminhas que apareciam, sem associá-los com a imaturidade do meu filho. Agora no 6º ano (antiga 5ª série) os problemas se agravaram. Ele acompanha a matéria com uma facilidade incrível (não herdou isso dos genes da mãe). Mas no restante, apanha de uma forma que dá pena. Não consegue se organizar, esquece material, anota errado a tarefa, vive às turras com um ou outro colega, fica ansioso, tímido, enfim...visivelmente, ele sente muita falta do apoio individualizado da professora primária. Ele sofre e nós pais sofremos junto, porque o dia-a-dia acaba sendo desgastante. Um aninho, um aninho que ele estivesse atrás e seríamos todos muito mais felizes.
Já com meu segundo, "mais expertos", detectamos logo no início do primeiro ano que ele ainda era pequeno para tudo aquilo. Os sinais vieram logo: "Mãe, não tem brinquedo na sala. Mãe, eu queria ficar mais tempo no parque. Mãe, a gente só fica escrevendo na folhinha." Levei o caso para a coordenadora que me aconselhou a voltá-lo para o infantil. A professora foi contra, disse que ele estava se adaptando. Ele também se recusava a voltar um ano. Entre a cruz e a espada (eta decisãozinha difícil!) eu e meu marido optamos por voltá-lo e, para que não se sentisse humilhado, mudamos também o período. Foi um início difícil, mas logo ele estava totalmente adaptado e feliz. Hoje ele está no terceiro ano e é um garoto muito alegre e tranqüilo, que aprende com facilidade, faz a tarefa sem dramas e convive muito bem com seus colegas. Para ele é ótimo e para nós pais é um sossego. Uma coisa a menos para corrermos atrás.
Olhando meus dois filhos, aconselho qualquer um que me procurar: não adiante seu filho. Muito pelo contrário. Se for o caso, volte-o um ano sem medo de ser feliz.
E se ele estiver frequentando a classe certa para a idade, mas aparentar apatia e desmotivação, querendo mais do que a escola está dando, não questione a série. Questione a escola. Converse com eles e exija um projeto pedagógico que cubra as diferentes necessidades dos alunos. Isso é o básico que qualquer escola deve oferecer. Se eles precisam adiantar seu filho para que isso ocorra, fuja. Procure uma outra instituição que estimule e acompanhe o ritmo do seu pequeno, mas sempre na turma adequada à idade dele. Mantenha a calma, o discernimento e dará tudo certo.
Clique aqui, caso se interesse em ler a continuação deste texto.
Comentários
Sim, e não só com essa história de adiantar a criança, como se só o estudo formal fosse garantia de sucesso e o fato de terminar um ano antes fosse fazer tanta diferença. Vejo que nós pais estmoas colocando os filhos em agendas terríveis, inglês, espanhol, mandarim, computação, esportes e tudo ao mesmo tempo...
Parabéns pelos seus posts!!
Bjoks
Paula
Um beijo e muito obrigada
Fernanda
Hj tenho certeza que temos que respeitar o amadurecimento de cada criança, conheço algumas que estão pronta aos 5 anos outras não. Meu filho se recusava veementemente a escrever com 4 e todos achavam isso um “problema”, inclusive a professora dele. Sofri, chorei e até levei-o a uma neuropediatra que me disse que o problema era “da escola” e não dele. Disse-me que o tirasse dessa escola e não o forçasse na alfabetização. Quase enlouqueci, deixei-o 2 anos numa escola em que não alfabetizava. Depois, li uma reportagem que me mostrou que a decisão que tive era totalmente coerente. Dizia que uma criança que toma contato com as letras aos 7 anos vai se desenvolver mais rapidamente nesse campo (pois estaria neurologicamente madura), anulando a “suposta” vantagem da criança alfabetizada aos 5. No ano retrasado, com 6, quando mudei ele para uma escola de ensino fundamental com o sistema Anglo de ensino, quiseram reclassificá-lo p/ o 2 ano de manha (e reforço a tarde) para não ficar “fora” da idade dos demais e eu insisti em que ele ficasse no primeiro (antigo pré). Ele não estava alfabetizado e eu perguntei a coordenadora se "pedagogica e psicologicamente" era mais indicado meu filho entrar numa turma e acompanhar as atividades, ou entrar numa turma adiantada, se frustrar por ser o único a não saber ler e escrever, e ainda ter que se privar da tarde de brincadeiras para estudar ainda mais... e sabe o que eles me responderam???? NADA. Disseram que EU tinha que optar para não cobrá-los depois. As escolas andam tão apavoradas com a opinião alheia que se esquecem de exercer o que lhes é dever, a PEDAGOGIA. Eu decidi q meu filho não precisava desta pressão e optei pelo primeiro ano. Concluindo, meu filho aos 7 anos conseguiu alfabetizar-se em 3 meses alcançando a turma que fora alfabetizada desde os 5 nesta escola. Hj ele acompanha toda a tarefa, gosta de estudar, ler e faz suas tarefas sozinho, raramente me solicita alguma ajuda. Quando me pergunta pq é o mais velho da sala eu digo que optei por deixá-lo brincar mais um pouco e isso não será ruim para seu futuro. Às vezes penso, que essa moda da alfabetização precoce se dá mais para atender a uma expectativa dos pais em criar superfilhos “tão inteligente quanto os demais” do que trazer aos próprios filhos algum benefício com essa antecipação. Abraços. Hegli
heglis@yahoo.com.br
Desde bebê até o ano passado ele estava em uma escola pequena de ensino infantil.
No ano passado, a professora me falou que ele se mostrava muito interessado em aprender a ler e escrever então ela começo a dar uma atenção especial à ele.
Ele já está lendo praticamente tudo, e além de ter facilidade para aprender, ele gosta bastante de estudar.
Esse ano ele mudou de escola pois a escolinha antiga fechou.
Ele está estudando no pré.
A professora já conversou comigo desde o primeiro mês de aula e disso que o Rafael teria condições de acompanhar o conteúdo da 1ª série.
Fiquei meio em dúvida e achei que seria muita responsabilidade para ele.
Ontem foi a reunião pedagógica bimestral e novamente ela falou que o Rafa está muito adiantado em relação à turminha dele e sugeriu novamente que ele vá para a primeira série.
Como ele fica período integral na escola, continuaria tendo uma grande parte do dia em lazer, continuaria brincando no parquinho, tanque de areia e fazendo aulas de capoeira.
Ela falou que como ele está sendo alfabetizado desde o ano passado, pode ser que fique entediado de ficar muito tempo aprendendo a mesma coisa.
Embora ele seja bastante aplicado e eu não tenha dúvidas que ele conseguiria acompanhar a matéria de 1ª série, o meu medo é o futuro.
Por exemplo, ele não vai fazer a 5ª série muito novo? Será que teria maturidade para isso?
Beijos!
Mantenho minha opinião. Não adiante seu filho. Como ele é um menino que está um pouco adiantado, a escola pode proporcionar-lhe atividades complementares, como a professora anterior fazia. Assim, ele tem a opção de desenvolver algo a mais, se quiser, se estiver a fim naquele momento. Em outra série, ele será obrigado a acompanhar os maiores. Vai tentar imitá-los, vai se comparar com os outros. E, invitávelmente, gerará ansiedade ou frustração. Mesmo que ele acompanhe, tem todo o fator comportamental que menciono no texto. Lembre-se tb que seu filhote, neste momento, tem outras conquistas a fazer, muito mais importantes que a escrita e a leitura: coordenação motora, linguagem corporal, raciocínio lógico, interpretação, apreciação, experimentação, enfim, tudo isso dará bagagem para que, na idade certa, ele não só leia e escreva, mas interprete, domine textos, elabore histórias, consiga fazer cálculos mentais e desenvolva o raciocínio abstrato. A educação infantil é o alicerce para que se construa o que vem a seguir. Se começarem a construção antes da hora, a casa pode até ser erguida, mas o morador terá problemas.
Não se prenda apenas ao fator escrita e leitura: ele terá muuuuuito tempo para desenvolvê-los. Garanta agora que ele tenha uma infância saudável e livre de cobranças desnecessárias. Converse com a escola, peça que, se eles sentirem que ele quer mais do que está sendo dado, que eles proporcionem algumas atividades paralelas e, se for o caso, considere levá-lo para outra instituição, mais segura e atenta às necessidades individuais das crianças. Sei que são mudanças muito difíceis, pois envolvem uma nova adaptação e uma nova logística, mas elas às vezes são necessárias.
Espero tê-la ajudado.
Um beijão,
Taís
Tb muito me incomoda esta "transferência" de responsabilidade. Os pais não devem ser os responsáveis por decidir para que série vai uma criança. Os educadores estudaram para isso, certo? E para isso existem regras e critérios que, aparentemente, são constantemente esquecidos.
Você agiu com muita sabedoria com seu pequeno. Imagino o quanto sofreu no processo, mas pelo menos conseguiu tomar a decisão mais correta. Agora pense em quantos se deixam levar e optam por adiantar os filhos. Sei de muitas outras crianças que estão indo para a primeira série com 5 anos. E me pergunto qual o objetivo das escolas estarem fazendo isso. Dá muito mais trabalho, muito mais dor de cabeça, aumenta o ir e vir e pais ansiosos...enfim, seria melhor para todos se a regra dos 6 anos completos para o primeiro ano fosse cumprida. É meio básico, não?
Muito Obrigada pela resposta rápida....eu acabei ficando super ansiosa por causa disso...
Fiquei em uma dúvida cruel...
Por um lado, não queria dar muita responsabilidade à ele, mas por outro lado, fiquei com medo de não aproveitar um potêncial que ele tem e que isso acabe por desmotivá-lo.......
Mas ao ler o seu texto e os seus comentário conseguí chegar à conclusão que realmente o melhor a fazer é conversar com a professora dele e pedir que ela dê uma atenção especial às necessidades dele. Como te falei, não tenho dúvida que ele acompanharia o contéudo da 1ª série....Mas acredito que os problemas começariam a aparecer daqui à alguns anos....e se ele está se desenvolvendo tão bem de maneira lúdica....acho que não é hora ainda de ter tantas responsabilidades!
Muito Obrigada querida!
Beijos
Um pezinho tão pequeno numa sandália tão grande.
É esse o sentimento dos pequenos quando são adiantados nas escolas, por pais que geralmente não pensam na criança mas em si.
Tenho uma filha e, hoje em dia, ela faz cursinho para entrar na faculdade de Arquitetura. Percebo o quanto ela tem se dedicado para atingir seu objetivo. E o quanto que sua maturidade de 19 anos, está ajudando-a. Acredito que se ela ingressasse no cursinho no ano passado ela não aguentaria a carga, pela sua imaturidade.
Taís parabéns pelo texto. Ele explica de uma maneira clara e harmoniosa toda essa ansiedade desnecessária.
Beijo, Renata
Gente, juro ue não achei que existisse mais profissionais assim...
Meu filho, adiantado, passou pela primeira fase do fundamental tranquilo...agora sim, o caldo entornou no 6 ano. Isso tudo esta rendendo stress, sofrimento e terapia...e orações!! Ainda bem q ta sobrando muito amor e carinho pra seguir o caminho!
Bjsss
Amooo seu blog, meu guia!!!
Adorei seus scraps!
Bjs!
Sua pergunta é tão interessante que pedi ajuda aos universitários para responder. Tomei a liberdade de encaminhá-la para uma docente da faculdade de educação da Unicamp. A resposta veio rápida e longa. E tão inspiradora, que a publicarei em forma de texto, para poder compartilhá-la com outros pais. Acompanhe as próximas publicações do Ombudsmãe. Entre amanhã e depois, um novo texto respondendo a sua pergunta estará no ar.
Muito obrigada pelo contato e pela confiança!
Quanto à garotinha que irá para o 4º ano com 7 anos, surreal! Não sei nem como isso seja possível. Explique para sua filha que você pensa diferente da mãe dessa menina e que você acha mais legal que sua filha brinque um pouco mais. Leia os comentários da Hegli, ela sempre tem bons argumentos para o filhote dela. E desencane. Sempre vai ter alguém na frente da sua pequena. Ajude-a a encarar isso com naturalidade e ela não se sentirá minimizada e sim, protegida.
Bjs!
-vc é q tem q fazer o dever não sua mãe
sabe o q ela respondeu pra minha:
-não eu quero tirar 10!!!!
ai ontem eu me marido vimos as provas final da minha filha e se saiu muito bem varios 9,5 e 10!mas tudo ela conseguiu sozinha nunca fizemos o dever de casa dela, ai meu marido disse se ela iniciar o 3º ano e avaliarem ela para ir por 4º meu marido disse q não deixa mesmo, ai explcamos tbem pra ela q tudo na vida tem seu momento e hora, e q ela não vai pular momentos da vida dela q possam prejudicar ela mais tarde!ai ela ficou satisfeita!obrigada por responder!aguardo tbem um comentario sobre esse resuminho! adoreii seu blog!
Meu nome é Vanessa, tenho 17 anos, faço faculdade de Economia, e trabalho (2º emprego registrado em CLT).
Sempre tive facilidade de lidar com pessoas mais velhas, mais maduras...e situações de maior responsabilidade. Enfrentar estes tipos de problemas citados no texto também depende da criação dada ao filho e do seu incetivo para com ele. Nunca tive problema de atraso em matérias escolares e também de interagir com a turma. CADA CASO é um CASO! Quando entrei na faculdade estava com 16, toda a sala PAROU quando um dos professores me perguntou a idade. Tenho muita vontade de trabalhar em BANCO, mas só emprega a partir de 18 anos, e QUANDO EU TIVER COM 18 ANOS estarei no 3º SEM, o banco vai contratar uma pessoa que tem experiência comprovada em CLT, já está no 3º SEM?? ou alguém que tenha acabado de começar a trabalhar e seja UM CALOURO na universidade?
Realmente vale a pena, CLARO que apoio aqueles que não conseguirem acompanhar essa experiência,que REPITA UM ANO, mas antes disso ACOMPANHE A MATERIA DO SEU FILHO e o ensine a ter EDUCAÇÃO, pois uma pessoa educada consegue lidar com todos os tipos de pessoas!
Realmente agradeço a DEUS de ter dado a oportunidade de ser um ano adiantada na escola! É uma das melhores experiências e o que vai fazer a pessoa ser bem sucedida não é ser adiantada ou atrasadaaa, e sim seu esforço!! SEMPRE deixe seus filhos cientes que ele é o único diferente ali, que ele está um pouco mais a frente dos outros para que isso seja seu PROPRIO INCETIVO . Acredito que há muitas crianças inteligentes, que podem fazer a diferença. E a evolução emocional é algo espontanêo, que vai acontecendo, não importa a idade, QUANTOS JOVENS-CRIANÇAS terminaram o Ensino médio, não trabalham para ficar jogando video game? Pois é, realmente não vejo algum problema de ser um ano adiantado...
Cordialmente,
VANESSA DARTHY
Vanessa, da mesma forma que você. Sempre fui adiantado, inicei meu curso de engenharia com 16 anos, morando em repúlblica de estudante e durante o curso fundamental sempre fui um dos primeiros na sala. Como era mais novo que todos colegas, sempre tinha situações novas para me adaptar, mas nem por isso tive problemas na escola ou fora dela.
Atualmente sou empregado da maior petrolífera nacional e no meu entendimento a oportunidade que me deram, de ser adiantado, foi gratificante.
Não estou querendo dizer que sou diferente, mas que não foi nenhum bicho papão esta experiência.
Sobre meu filho, continuo com a mesma dificuldade, meu filho já lê textos, enquanto alguns exercícios escolares são para completar as vogais nas palavras. Acho que tem muita coisa errada, quando simplesmente bloqueamos o crescimento das pessoas.
Quando se definine que a escola tem que saber lidar com isso e tem que se adaptar, isto é muito relativo, pois se tem 1 criança dessa forma numa sala de de 25, o que acha que acontece.
Sobre a viajem, que Tais comentou , acho fundamental, acho que só escola não ensina nada. Mas porquê não dar oportunidade de meu filho aos 12 anos, quando terminar o primeiro grau passar 1 ano fazendo um intercâmbio.
AH claro estou correndo atrás disso, nada melhor hoje que um intercâmbio!!! O inglês é essencial à um economista, rs
***Mais um resultado de toda essa minha experiência: estou trabalhando no escritório de uma loja de carros que está no mercado à 25 anos e ganhando quase o dobro, Graças a Deus.
Espero agora ter a oportunidade de viajar pelo exterior, passear, curtir e o principal: aprender bastante!!
Infelizmente minhas condições no momento só é cabível para fazer essa viagem e aprender o inglês, ingressando no programa Au Pair. Não tenho certeza se vou realizar este intercâmbio nesse programa, mas vamos vendo o que dá. Afinal só posso passar uma longa temporada fora a partir dos 18. É duro e bom ao mesmo tempo dizer mas ainda faltam 7 meses, rs. Mas acho também que o resultado de tudo isso foi uma sementinha plantada quando criança, onde minha mãe sempre me ensinou que SOU CAPAZ!! Vou ser muito bem Sucedida em breve e busco isso!! Lins, eu poderia ser mais adiantada ainda se acreditassem em mim!! Acredite no seu filho e o ajude. Eu sempre tive SEDE de aprender, até que infelizmente o ensino público me impediu isso!! A escola pública está terrível, mesmo fazendo cursinho, n foi possível eu aprender o conceito de todo o Ensino Básico. Agora que finalizei o 1º SEM da faculdade de Economia, tudo que demorei 3 anos pra aprender no Ensino médio de matemática foi feito uma revisão em 1 mês na minha faculdade e o resto foram novos assuntos. VOCÊS ESTÃO CERTISSIMOS, um intercâmbio vai ser muito útil, É UMA OTIMA EXPERIENCIA DE VIDA!!! QUERO MUITO TÊ-LA, vamos ver as possibilidades!
SEGUE MEU CONTATO PARA QUEM QUISER TROCAR MAIS MENSAGENS CMG, POIS só vi que VOCES RESPONDERAM quando digitei o meu nome no google, e apareceu o blog com a discussão rs:
vanessadarthy@uol.com.br
Obrigada a todos!
Ela está na mesma escola desde os 4 anos, e tem apresentado muita dificuldade em se comportar e respeitar as regras da escola. SEmpre que recebo as avaliações ela tem ótimos comentários sobre aprendizado em classe e problemas com excesso de liderança, ela manipula as colegas e articula as frases e conversas de maneira a obter o que quer.
Agora uma das professoras do colégio(que não é a dela) comentou que a minha filha está na classe errada, pois para ela é muito fácil aprender tudo aquilo e ela já deveria estar no 2º ano e não no 1º.
Existe a possibilidade de se passar do 1ºpara o 2º do fundamental? Há casos em que isto se torna aconselhável? BEijinho espero ansiosa pela resposta.
Sugiro que você avalie todo o contexto. Como é a construção das regras na escola? É imposta, ou as crianças participam da elaboração? Qdo. sua filha "manipula" um amiguinho, qual o tipo de intervenção que a professora está fazendo. Ela está sendo estimulada a se colocar no lugar do outro? A meu ver, adiantá-la resolveria o problema de uma forma muito simplista: já que nós educadores não estamos conseguindo fazer as intervenções necessárias, vamos colocá-las com crianças mais espertas.
Seu relato mostra que vc tem uma garotinha segura (até demais, rs) no primeiro ano. Continuo defendendo a tese de que adiantar uma criança não resolve problema algum. No segundo, ela lidará com crianças mais velhas e talvez sinta-se insegura, acuada.
Pense bem, avalie o trabalho que está sendo feito na escola, converse com outros especialistas. Não tome nenhuma decisão precipitada, para amanhã não ter que enfrentar um problema muito maior.
Obrigada pela confiança. Bjs!
Pesquisei no google sobre adiantar ou não uma criança e achei seu post, muito bom mesmo!
Estou num dilema em casa, tenho uma filha de 11 anos, completou em julho/2010 e está na 5ª série... ela entrou na 1ª série com 6 anos e meio, o problema é que ela é grande demais, todos comentam que ela aparenta ter 14/15 anos... fora que é muito inteligente no colégio... ela se sente deslocada junto as crianças da sala dela, acham que ela é repetente, pois além de saber o conteúdo, ela é realmente grande para a idade... e odeia os comentários... já chegaram a achar que ela é estagiária dentro da sala de aula.. gostaria de saber se posso adiantar ela de ano, e como faço isso... Help me please
Coincidentemente, estou convivendo com algo parecido, aqui pertinho. O filho de uma amiga é enorme. Aos 7 anos, tem tamanho de 11. Entrou direto no segundo ano do fundamental. Conhecendo o menino, alertei a mãe, que ele era muito imaturo para o segundo ano. Que o ideal seria o primeiro. Mas ela alegou que por ele ser muito grande, ficaria deslocado. O menino foi para o segundo ano e a mãe tem enfrentado inúmeros problemas. Ele não acompanha a sala, requer um esforço enorme por parte dos pais em casa, é destatento (o que é normal aos 7 anos) e a profa. vive mandando os infernais bilhetinhos. Fico pensando cá comigo se ele não estaria melhor correndo no parque com os coleguinhas menores do primeiro ano, porque o tamanho é só externo.
Não tenho elementos suficientes para avaliar o caso da sua filha. Esse menino eu conheço pessoalmente e sei da maturidade dele. Sugiro conversar com a coordenação da escola e avaliar se sua menina estará melhor na sala que está ou num grupo mais velho. Tem que ver em qual sala o ganho (ou perda) será maior. Se nessa que ela está, mesmo que meio forçada a se encaixar pela diferença de estatura. Ou na outra, tendo que forçar a se encaixar pela diferença de maturidade. Tenho certeza que sua intuição de mãe, aliada aos bons conselhos dos educadores vão ajudá-la a decidir o que é melhor pra sua filhota.
Um beijão e obrigada pela confiança.
Você deve ser uma pessoa cheia de si, cheia de segurança, dona do saber, para postar estas idéias.
Aliás, assim como parecem ser todos os profissionais da educação, que parecem aprender estes conceitos através de monges, entoando-os como mantras.
Eu vivi na carne o fato de ter entrado tardiamente na antiga 1a série. Enquanto eu tive colegas com 5 anos de idade eu estava com 7 completos. Resultado, colegas na faculdade com 17 e 18 anos quando eu já estava com 19.
Existe tempo suficiente para uma pessoa "rodar de ano", não antecipem isto, ao menos não quando a criança tem condições e, principalmente, quando clama por isto.
Evbe
Boa sorte na sua escolha!
em meio a tantas dúvidas e ansiedades deixo aqui também a minha: o meu filho tem 04 anos e faz 05 anos em 09 de julho. Está frequentando o jardim II , acontece que ele é o mais velho da turma, mas mias velho mesmo, cerca de 08 meses mais velho do que a maioria dos coleguinhas. Isso é ruim pra ele? Bjs Beatriz
mas repara só que coisa, ele aos 4 anos, viajou com os pais e passou tr´[es dias em um hotel, daí curioso ele começou a perguntar ao pai sobre o que era diári8a, o pai explicou, daí ele perungou quando custava a diária daquele hotel, o pai falou que cuatava 125 reais o quarto, daí ele respondeu rapidamente pro pai, então pai, se ficamos três dias aqui, você gastou então 375 reais com diária aqui, o pái tomou um susto com essa inteligência dele tais. mas não o adiantou na escola, mas ele é louco por matemática atpe hoje, e se dar bem nas outras matérias também, so tira nota de 9, 5 pra cima, mas em matemática, so tira 10.
ELE OUTRO DIA viu uma coleguinha do sexto ano estudando em voz alta, raiz quadrada, e quis saber o que erqa e petguntou pros pais, e os pais o ensinaram.
é certo os pais sempre o responderem, mesmo quando ele pergunta algo de matemática que não é da série dele ainda?
pergutop isso pois os pais deles me falam eu não quero adiantar ele pois apesar dele sr inteligente, e saber coisas de varias series adiuantadas, ele gosta de bvrincar também e não quero que ele perftc a essa fase, mas também cas0o ele pergunte algo nós sempre responderemos.
resultado, na escola ele sempre termina os deveres antes do que os outros, principalmente os de matemática, e a´pi a professora pede pra ele ajudar os colegas que tem dificuldade.
você acha correto a atitude desse casal de amigos meu com o filho?
Abraços
Fábio
Tenho um filho de 2 anos, que faz 3 aninhos em junho.
Ano passado ele cursou o G1 (crianças de 1 aninho), que são apenas brincadeiras com tintas, massinhas, etc.
Este ano a nova escola disse que ele estava preparado para cursar o G3 (crianças que fazem 3 anos até março), sem passar pelo G2 (grupo correto para a idade dele), pois ele se cumunica muito bem, é bem desenvolvido, faz aniversário em junho, só 3 meses depois do recomendado, etc.
E pediu para fazermos um teste.
As aulas iniciaram em fevereiro e eu observei atentamente cada comportamento, pois era um teste.
Em março, ele começou a ficar irritado demais. Não podia ver a farda nem no varal, ele já acordava falando "vou pá cóia não?", não queria dormir para o sol não chegar e não precisar ir para a escola.
Percebi que estavam aprendendo os números. Eu sempre me comunicava com a professora atual e com a professora antiga pedindo auxílio, tirando dúvidas.
Veio uma atividade para fazer o número 1, dias depois a do número 2. Nestas 2 atividades ele se irritou demais, chorando que não sabia fazer. Um sofrimento só.
Ele não precisava saber fazer os números, apenas aprender a identificá-los quando visse em algum lugar. Mas ele queria fazer de forma perfeita como estava desenhado no papel. Pois os colegas mais velhos da turma já conseguiam.
Ele se exige demais.
Ele fala muito bem, é lindo ele conversando, todo explicadinho, com umas palavrinhas erradinhas no meio. Mas tudo muito claro.
Ele passou a dizer que fala muito errado, que é pequeno demais.
Pedi uma reunião urgente com a coordenadora pedagógica e com a professora. Ambas não queriam mudar para o G2, depois de explanar tudo, a coordenadora falou que ele realmente se exige muito e isso pode ser prejudicial no futuro, pois se cobrará e se comparará o tempo todo com os colegas maiores.
Fizemos uma experiência e voltamos para o G2.
Ele passou a acordar alegre, querer perfume, pedir para pentear os cabelos e ficar bonito para ir à escola. Nunca mais disse que fala errado.
Ele está há um mês e meio no G2 e está reclamando que só tem bebês. Mas as reclamações de hoje nem chegam perto do drama que era ir para a escola antes.
Não chegam nem próximo do choro, do nervoso, pois antes até tentava rasgar a fardinha da escola.
Não é uma decisão simples e até hoje eu me pergunto se fiz o correto.
Lendo estes Posts e tantos depoimentos até fico feliz e um pouco mais aliviada pela minha decisão.
As vezes nos pais olhamos para a escola como um lugar onde as crianças vão aprender a ler e escrever e somente isso. Nos esquecemos que ela vai muito além disso!
Minha filha tem 3 anos e no ano passado (ela tinha 2) ela fez o maternal, achei isso demais, ela era a mais nova e conseguia acompanhar todo o conteúdo(até melhor que os amiguinhos mais velhos). A escola era tradicional, e ela aprendeu com muita facilidade, ela com 2 anos já sabia escrever o nome dela, o meu, o do pai, o dos amiguinhos, da prima, sabia todas as letras do alfabeto, era super curiosa e conversava sobre tudo e entendia tudo que falávamos, até sobre o Egito depois de ver um documentário comigo ela conseguiu conversar expondo ideias e o que entendeu.
Ela sabia já qual era a esquerda e a direita, falava inglês, mas eu percebi que ela estava deixando de "gostar de brincar" queria só escrever, e isso me deu "estalo" e foi quando comecei a pesquisar sobre a educação infantil, então mudei ela de escola, coloquei ela em uma escola construtivista,é uma escola "puxada" mas não na educação infantil, confesso que fiquei preocupada quando decidimos trocar ela de escola, de estar privando toda a capacidade que ela tem em aprender!
Na nova escola ela não escreve e nem fica o dia todo preenchendo folhinha (na verdade ela não "aprende" nada do conteúdo tradicional), mas ela esta muito feliz, voltou a ser o que uma criança de 3 anos tem que ser.
Nos pais temos que entender que nossos filhos vão ter toda uma vida para aprender a ler, escrever, inglês, matemática, sinceramente é necessário que eles aprendam a ler e escrever antes dos 7? É necessário pra quem? Com certeza para nossos filhos é que não é! Nos estamos passando nossas ansiedades para as crianças!
Não acredito que uma criança com uma capacidade acima dos amiguinhos vai ficar entediado em uma sala de aula no 1º ou 2º ano do fundamental porque ele já sabe o que a professora esta passando, a não ser que seja aquela escola tradicional, onde o único meio de aprender é o giz e a lousa. Na escola da minha filha eles aprendem de forma lúdica, vejo as fotos das crianças aprendendo com bolhas de sapão a ler e escrever, aprendendo brincando.
E todos os dias quando vejo ela saindo da escola toda suja dizendo que brincou com tinta, usou legumes como carimbo, giz no chão, parquinho, correu, caiu, levantou, tenho certeza de ter tomado a decisão certa!
Vi um documentário mostrando um menino gênio e os médicos colocaram vários fios ligados no cérebro e descobriram que quando perguntavam á ele sobre matemática, português ele tinha uma atividade cerebral maior que da maioria dos adultos, mas quando era questões emocionais o cérebro dele ficava igual a de qualquer jovem de sua idade, então, não podemos confundir uma coisa com a outra, criança deve ser criança, precisa viver plenamente essa fase tão importante da vida. tem um documentário ótimo que fala sobre o assunto chamado "infância perdida". Brincar na infância amplia a capacidade cerebral para a tomada de decisão quando adultos.
vi sua matéria e achei muito curiosa pois estou vivendo exatamente o drama que vc viveu. Pois é, o problema é que estava quase decidida a volta minha pequena um período, mas estou muito, mas muito preocupada com a repetição, pode ser desestimulante. apesar de eu já perceber que ela não tem maturidade pra acompanhar a turma de 2º período, pois ela deveria estar no 1º. Tenho medo de ela dar trabalho demais por sentir desestimulada. por experiência o que vc acha? Help.
Antes eu ficava até com medo de responder isso a ele.
Semana passada pedi uma reunião para saber como está o comportamento e aprendizado dele. A professora disse que ele participa muito, conversa bastante (o que não acontecia antes), colabora na rodinha, vai ao quadro (o que ele temia muito antes), e virou referência, pois agora ele é o que tem a coordenação motora mais amadurecida.
Antes ele queria se igualar aos maiores e se cobrava por isso, ficava nervoso e chorava com medo de ir para a escola.
Acompanhando o dia a dia dele eu fico feliz, pois estou vendo as atividades que faz, preparando ele e no ano que vem estará pronto para aprender com mais facilidade, o que antes para ele era um tormento.
Pesquiso sobre este assunto abordado por você no google, repasso-lhe minhas dúvidas e gostaria que me ajudasse para que eu esclarecida e mais tranquila em relação ao que fazer:
Meu filho hoje tem 8 anos (nasc.02/08/2006, entrou na escola aos 4 anos e 6 meses. Na época a diretora não aceitou que ele entrasse aos 3 anos e 6 meses. Neste mesmo ano que meu filho entrou a escola começou a aceitar crianças com a idade que ele tinha no ano anterior e até mais novas (a partir dos 3 anos), par a a mesma série, ou seja começou a desigualdade daí: crianças com 4 anos completos acima junto com crianças de 3 anos acima. Questionamos bastante mas nada resolveu, apenas mudou a turma, mas ficaram na mesma série (pré I). Hoje 2014, meu filho continua estudando com crianças mais nova que ele 1 ano ou mais, e todo começo de ano letivo a mesma agonia, das mães querendo separar os filhos pela idade. (Meu caso. A escola argumenta que no ano que aceitou alunos tão novos no pré I foi porque uma lei permitia, embora hoje isso nao aconteça mais. Meu filho é muito inteligente, interessado, tem muita facilidade em aprender - ja sabe até os continentes quais são - eu acho um desperdício ele estudar com crianças tão novinhas que era pra está no 1ºano.
Tais, com sua experiência, o que a escola pode fazer, irá sempre continuar com essa diferença ou pode adiantar meu filho pra o 4º ano pulando o 3º? Lembrando: ele é o mais alto da turma e é o que completa 8 anos primeiro que todos.
Gostaria que você me esclarecesse essas dúvidas, pois isso me angustia. Ver meu filho tão grande e inteligente estudando com crianças tão pequenas, acho um desperdício de tempo. Dessa forma ele vai terminar o ensino médio com 18 anos, acho muito velho para isso. Estou certa? O que devo fazer?
GOstei bastante do seu texto. Na verdade, seria bem legal se os pais lessem isso antes de tomar decisões desse tipo. Digo isso porque tenho 13 anos e estudo no 1º ano médio. Sinceramente, acho bem chato estudar sempre com gente dois anos mais velha que eu. E pulei o maternal e jardim, por isso tenho dificuldades de detectar a esquerda e a direita. Acho que pular séries prejudica mais do que ajuda, pois nunca tive amizades duradouras nem me sinto feliz e igual aos outros.
Como isso já aconteceu com você, tente tirar proveito disso, se aproxime das meninas de sua idade na escola, você será a sensação, pois já é primeiro ano, pegue o face delas, marque passeios, piquenique, o que tiver a seu alcance.
Sobre a direita e esquerda, muitos adultos possuem esta dificuldade, invente jogos e brincadeiras com suas novas amigas, assim você pratica de forma divertida. Vai aprender sem perceber.
Boa sorte na sua longa vida, tente ser feliz sim, pois você demonstrou ser muito inteligente deixando seu comentário e conseguirá ser muito mais forte que os problemas que aparecem. Beijos
Como isso já aconteceu com você, tente tirar proveito disso, se aproxime das meninas de sua idade na escola, você será a sensação, pois já é primeiro ano, pegue o face delas, marque passeios, piquenique, o que tiver a seu alcance.
Sobre a direita e esquerda, muitos adultos possuem esta dificuldade, invente jogos e brincadeiras com suas novas amigas, assim você pratica de forma divertida. Vai aprender sem perceber.
Boa sorte na sua longa vida, tente ser feliz sim, pois você demonstrou ser muito inteligente deixando seu comentário e conseguirá ser muito mais forte que os problemas que aparecem. Beijos
Como isso já aconteceu com você, tente tirar proveito disso, se aproxime das meninas de sua idade na escola, você será a sensação, pois já é primeiro ano, pegue o face delas, marque passeios, piquenique, o que tiver a seu alcance.
Sobre a direita e esquerda, muitos adultos possuem esta dificuldade, invente jogos e brincadeiras com suas novas amigas, assim você pratica de forma divertida. Vai aprender sem perceber.
Boa sorte na sua longa vida, tente ser feliz sim, pois você demonstrou ser muito inteligente deixando seu comentário e conseguirá ser muito mais forte que os problemas que aparecem. Beijos
Eu vou tentar seguir seus conselhos
A minha filha fará 5 anos em agosto e a escola quer adiantar ela do Jardim 2 para o Jardim 3, isso fará com que ela entre com 5 anos na 1°série, ela ainda não distingue as letras e nem escreve direito somente o nome dela, tenho medo de ela se sentir pressionada a primeira série por não conseguir acompanhar os colegas. O que acham?
O tédio é tanto que começa a escrever no proprio corpo ou a passar cola na mão para distrair.
A professora fica incomodada com seu comportamento pois diz que ele tem que ficar quietinho esperando os amigos e na correção ele fica brincando pois sabe que acertou e a professora diz que seu comportamento não é maduro pois vai para o 2 ano no próximo ano.Uma criança de 5 anos tem que ser madura?
Alguém conhece alguém que pode me ajudar?? Será que posso ir direto na promotoria ou Fórum? Fui no advogado, mas o dinheiro não deu para dar entrada no processo.
Obrigada!!
Voltou ele pro nível 3 com a conversa de que no fim do ano, colocaria ele no segundo ano.
Meu filho está um ano......
Estou passando pelo mesmo problema. Minha filha nasceu no final do mês de maio, está com 3 anos, e este ano ela começou no 1º período da Educação Infantil, porque a data corte é 30/06. Ocorre que a maioria dos colegas já fizeram 4 anos no semestre anterior e alguns completaram nos meses de janeiro e fevereiro, ou seja, ela é a mais nova da turma. Devido a isso, não tem demonstrado interesse pelas atividades, gosta só de brincar no parquinho da escola. Observando este comportamento dela, a coordenadora me chamou na escola e me sugeriu que voltasse ela para o Maternal. Fiquei um pouco chateada, ouvi muitas opiniões, muitos falando que ela iria ficar atrasada, que seria a mais velha da turma, enfim, tomei a decisão de voltá-la para o Maternal. Ainda estou escutando muitas opiniões negativas, ela ainda vai começar no Maternal, nesta semana, em turno diferente e espero que ela se adapte bem, não quero privá-la de aproveitar sua infância.
2016 meu filho fazia o 1° ano. Via que ele nao acompanhava a turma, e entao decidi colocar no reforço pra ver se algo melhorava. Pouca coisa havia mudado, mas eu estava confiante. Mudei meu filho de escola, uma escola maior, achei que fosse bom para o desenvolvimento dele.
E lá vamos nós para o 2° ano, mãe confiante, apostando na escola e no reforço. Atrás de mim uma criança frustrada, desanimada e ansiosa. Nao sabia o que fazer, acreditava que meu filho poderia ter defit de atencao, algum problema psicologico, nao conseguia entender toda aquela dificuldade de aprendizado. A escola me aconselha a voltar ele para o 1°ano. A mãe claro, frustrada nao aceita de forma alguma, acha que pode ter outra saída pra tudo aquilo que a perturbava. E nada mudou. Para que isso nao o prejudicasse na frente, voltei a escola e decidi volta-lo para o 1° ano. Minha vontade também era ter o mudado de turno, mas na escola nao ha outro turno. Foi ruim no primeiro dia, ele ficou triste e logo entrei em contato com a escola. A coordenadora o chamou pra conversar, eu conversei em casa e agora ele está super feliz/animado acompanhando a turma e achando uma maravilha estudar.
Foi difícil entender que ele tem o tempo dele e nenhum problema.
É um dos melhores alunos, acho que isso e de criança pra criança...
Cada caso é único depende da criança .
tenho uma filha de 5 anos e esta no infantil V, porem ela fez 5 anos no dia 2 de abril, que no caso e apos o período que a lei refere (ate 31 de março)
e estão querendo voltar ela de ano. como devo agir se é poucos dias? meu coração aperta muito. e como faço se já estamos indo para o segundo semestre de 2019? como vai ficar o período que ela já cursou. Pelo desenvolvimento dela na sala ela ótima. não fica atras e nem na frente de seus coleguinhas,mas seu desenvolvimento acompanha sem dificuldades, seu desenvolvimento é normal.
Eu só quero dizer que nem todas crianças que são adiantadas tem dificuldades na série superior.