Automóvel, o próximo cigarro - parte 2

Como complemento ao texto sobre a crescente inconveniência dos automóveis, publico um vídeo enviados pela Silvia Schiros sobre cidades que estão sendo planejadas para pedestres e ciclistas e não para os carros. Curiosamente, duas dessas cidades ficam em países desenvolvidos e uma em um país em desenvolvimento, mostrando que tal solução independe do PIB ou do grau de instrução da população. São cidades que concentram esforços para construir ambientes urbanos saudáveis, que promovem a sociabilização, a democracia e a qualidade de vida.

Publico também um linque para um texto da Andrea Vialli, publicado nos blogs do Estadão, afirmando que a crescente queda na imagem dos automóveis já está sendo detectada em pesquisas, preocupando a indústria. E que leis restritivas para a publicidade de veículos estão sendo discutidas, como aconteceu com o cigarro. Clique aqui para ler "O carro será o novo cigarro?"

Ciclovia para cidades que queremos - Parte 1


Ciclovia para cidades que queremos - Parte 2

Comentários

Silvia disse…
Thaís, bem que os fabricantes de bicicletas podiam fazer um bom lobby. Assim, ganhariam mercado. :-)
Tais Vinha disse…
Pois é, ia ser um lóbizinho comparado com o da "ultramegapauerful" indústria automobilística que consegue morder bilhões dos cofres públicos em tempos bicudos. Mas um vereador eles teriam condições de bancar, né? O grande impecilho é este, Sil: dinheiro. Vender gasolina dá muito mais dinheiro que encher pneu. E pulmões saudáveis não compram broncodilatadores. E daí vai uma lista infinita de lobistas e mais lobistas, cada um defendendo o seu lado. Mas não vamos desistir. Os ventos são favoráveis aos sonhadores.

Bjs!
Pimenta disse…
Espero que isso aconteça.
Aqui onde eu moro, temos bairros com ciclovias maravilhosas,e o governo se esforça no incentivo,criando as ciclovias ligando parques, shoppings e estaçÕes de metro.
também tem estacionamentos de bikes em todo lugar.
Aqui nem precisamos de carro, pois o transporte publico funciona.
Sabe o que faz com que as pessoas retrinjam o uso do automóvel?
Os impostos.
No Brasil, isso não funcionaria,devido á alta carga tributária atual, e á falta de transporte publico decente.
Fora outros probleminhas, como o furto das magrelas.
até mais.
Tais Vinha disse…
Pimenta, esclareça minha ingnorança: vc tá em Hong Kong, certo? E aí não é uma ladeira sem fim? Vi um vídeo e fiquei impressionada com a qtdade de morro. Tinha até escada rolante pra subir e descer morro. Chique!!!!!! Foi o vídeo que deu esta impressão ou é só uma região? Por que pedalar ladeira acima é broca! Tem que ter uma bike com um motorzinho pra dar uma força (inventaram uma que tem uma bateria que guarda a energia das pedaladas e aciona um motorzinho quando o ciclista precisa de uma força no pedal. O único combustível gasto são os hamburgueres que o ciclista come).

Bjs!