Crianças adiantadas na escola - parte 2
Precisamos ficar atentos. A mudança de 8 para 9 anos escolares está causando certa confusão e muita ansiedade entre os pais. Para entender, precisamos recapitular:
Como era: educação infantil (até 5 anos), pré-primário (6 anos) e fundamental (a partir dos 7 anos).
Como ficou: o pré-primário virou 1º ano. As crianças agora entram no fundamental com 6 anos.
Mudou muita coisa? Não deveria. Supostamente, o conteúdo do novo primeiro ano deveria ser o do pré-primário. Afinal, a nomenclatura mudou, mas o amadurecimento neurológico e emocional das crianças, não. Então, porque tanta confusão?
Porque agora, os pais entendem que as crianças que estão no último ano da educação infantil, devem receber o conteúdo do pré-primário. Isto é, eles esperam que a escola inicie o processo de alfabetização e de contagem de números, para que eles não fiquem "atrasados" no fundamental. O problema é que estas crianças estão com apenas 5 anos (muitas vezes 4). Elas são ainda imaturas para tal conteúdo.
Essa expectativa (e a confusão da nova nomenclatura) tem levado muitos educadores e escolas a adiantar os conteúdos, gerando todos os problemas citados no texto anterior (clique aqui para ler).
Então, o que devemos fazer?
1. Entender que o novo primeiro ano, nada mais é do que o pré-primário. Nenhuma criança precisa estar alfabetizada ou fazendo cálculos matemáticos para frequentá-lo ou para "acompanhá-lo". Também não devemos ter a expectativa de que nossos filhos concluam este ano lendo, escrevendo e contando. Muito pelo contrário. Neste ano deve ser feita uma aproximação maior da criança com o universo da escrita, da leitura, dos cálculos (e muitos outros universos!). Mas de forma lúdica, brincalhona e sem haver a cobrança de que ela termine o ano dominando tais conteúdos. Hoje em dia, muitas crianças concluem este ano lendo e escrevendo, mas isso não é um requisito. Se o seu filhote ainda não chegou lá, acalme-se. ELE É NORMAL! E perfeitamente apto para ir para o segundo ano.
2. Entender que é apenas no 2º ano (aos 7 anos) que começa oficialmente o processo de aprendizado dos conteúdos do ensino fundamental. E seu filhote terá um ano todo para consolidar tais aprendizados (e mais o 3º ano que é quando se encerra este ciclo). Sem pressa, nem correria. Sei que algumas escolas estão exigindo que as crianças estejam totalmente alfabetizadas (alfabéticas, no educacionês) para entrar nessa série. E oferecem reforço para as que não chegaram lá. Algumas até exigem que as crianças estejam escrevendo com letra cursiva para entrar no segundo ano. E dá-lhe caligrafia quando existe tanta, mas tanta coisa mais importante para eles estarem descobrindo! Diante de tudo isso, ficamos mesmos perdidos, sem saber se a escola que não exige nada disso é fraca ou se nosso filho, que não acompanha essas exigências, tem problema.
Nem um nem outro. Seu filho é absolutamente normal e terá 9 anos para receber todo o conteúdo do fundamental. As escolas que se mantém firmes em respeitar as etapas naturais do desenvolvimento infantil são ótimas escolas. E você, que escolheu respeitar o amadurecimento do seu filho, não é relapso, nem superprotetor. É atento e lúcido.
Comentários
Já imprimi uma cópia para a coordenora da escola do meu filho!
Parabéns Taís, pela sensibilidade, pela objetividade e pelo serviço prestado as mães de plantão preocupadas em respeitar o desenvolvimento neurológico de seus filhotes.
Bjus
Taís vc tá arrasando com esses posts.
Sabe que tudo isso é culpa nossa da classe média, que queremos filhos gênios que ganham muito dinheiro (pq no final é só para isso...). E que começamos a colocar em escolinhas que estavam alfabetizando no pré... Todo mundo quer antecipar tudo...
Uma pena.
Bjoks
Paula
PS: talvez fosse bom se todos nascessemos velhos mesmo... Assim aprenderíamos a nos divertir.
Bjoks
Paula
Mas tenho que admitir que entendo um pouco a ansiedade, pois ultimamente ando assim...não vendo a hora da da Pipoca aprender a pular corda! Sério.
Essa é, aliás, uma das atividades dela na escola. Aos 3 anos é um desafio e tanto, concorda?
beijo!
Re
Tá ótimo, como sempre. Ô talento, viu? Quando sai um livro?
Pode colocar no mural, sim. Acho que os pais mais tranqüilos precisam se manifestar mais.
Temos que mostrar a cara e deixar claro nas escolas que tem pais que pensam diferente. Que não querem que alfabetize cedo, que querem ver criança um tempão no parque, brincando, correndo, fantasiando, pulando corda, amassando argila.
Os pais ansiosos são muito barulhentos e enquanto a gente ficar assistindo sem se manifestar eles vão tomar conta mesmo.
Bom final de semana, sem pensar em escola por uns dias (menos eu e a Silvia que temos reunião.)
Bjs!
e vamos na reunião discutir mais um pouquinho
beijão Flor
Quem manda ser do tempo em que precisava de exame de admissão para entrar na 5ª série(naqueles tempos era ano e não série) e eu terminei a 4ª com 8 anos. Faria 9 em janeiro. Mesmo assim perdi um ano por conta de mentes tacanhas.
Ah, os absurdos da formação escolar que chamam de educação!
Vou esperar os netos e perder mais alguns cabelos.
Boa sorte!
Bom final de semana e abraço.
Um abraço.
Na verdade o que quero saber é:
Como preparar nossos filhos para uma sociedade predatória?
Um abraço.
Quanto a sua dúvida, de respeitar o tempo ou dar o estímulo, acho que ambos, não? Estimular dentro do tempo da criança é fundamental. O que discutimos aqui é apressar as coisas, isto é, levá-las a fazer algo que ainda não é necessário na vidinha deles. As pessoas não entendem que para escrever, ler e contar não é necessário apenas aprender a juntar letras, palavras e números. É preciso abstrair, imaginar, interpretar, concentrar, enfim, uma porção de outras competências que só serão desenvolvidas se o foco da educação infantil não for ensinar a decorar o alfabeto. Garanta este período a ela e logo, logo, sua filhota vai surpreendê-la com a qualidade do seu aprendizado. E mais, você a estará ensinando que ela não precisa ser igual aos outros. Acho que isso também responde sua outra pergunta, não? A sociedade pode ser predatória, mas a gente não precisa sucumbir. E sua filhinha aos 5 anos já está aprendendo isso. Bjs!
A Anonima.