Desmistificando o coador de pano.
Outro dia, num impulso, comprei um coador de pano. Este singelo objeto já foi tema de discussões aqui no Ombudsmãe, num texto sobre redução de lixo e consumo. (clique aqui para lê-lo)
Cheguei em casa, chamei a minha gerente para assuntos avançados de economia doméstica - a empregada - e perguntei se ela sabia como usar aquilo. Ela riu e disse que na casa dela só se coa cevada no coador de pano. (A bichinha é mórmon e desconhece os prazeres celestiais da cafeína.)
Como todo bom consultor, a primeira coisa que ela fez foi apontar um impedimento: "Cadê o suporte?"
"Que suporte?"
"O suporte de arame pro coador ficar pendurado enquanto o café coa e depois para secar."
Pensei no trampo que seria ir atrás do suporte e resolvi improvisar, como quase tudo que faço na vida. Fiz assim e foi fácil demais:
1) Lavei o coador com água somente.
2) Me lembrei que minha mãe fervia os coadores novos em água e pó de café para não dar gosto. Fiz o mesmo. Coloquei água e pó em uma caneca, mergulhei o coador lá e deixei ferver por alguns minutos. Saiu marronzinho. Enxaguei. (Atenção: esse procedimento só é necessário quando for inaugurar um novo coador.)
3) Peguei o suporte de filtro de papel e coloquei o coador de pano lá dentro. Coloquei o café dentro do coador, como faço com o filtro de papel. Joguei água fervente e tará: cafezinho delicioso, sem desperdício de papel nem de dinheiro.
4) Esvaziei o pó do coador virando-o do avesso. Enxaguei (não use sabão). E pus pra secar no escorredor de louça (a gerente pendura no varal).
É MUITO FÁCIL!!!! Não dá nenhum trabalho, portanto, não entendo porque a adesão ao coador de papel foi tão grande. Acho que é porque antigamente, as pessoas misturavam o pó de café na água, antes de coar. Daí tinham que lavar a caneca. Só pode ser isso. Mas pule esta parte e faça como se fosse o coador de papel, que vc não ficará insatisfeito.
Com esta pequena troca, olha quantos ganhos: redução do uso de papel, de tintas tóxicas para impressão das embalagens e das emissões de CO2 no transporte de toneladas de filtros de papel para as lojas. E ainda economiza uns trocos. Pouco, mas é economizando de troco em troco que se cozinha com azeite extra-virgem. Ou se adoça com demerara.
Bom cafezinho!
P.S: como já foi dito, outra opção é a cafeteira italiana, que é chique, bella! Mas, de vez em quando, fica sem a borracha de vedação e não há meios de encontrá-la).
Link: Clique para ler texto mais melhor que o meu sobre como coar com o coador de pano.
Comentários
bjs
Ele usa meu coador, eu o dele, uma loucura, dai fica tudo com aquele gosto horrivel de nada com nada! ¬¬
Beijos
Paloma, dei risada. E pergunto: e as visitas, são movidas a quê? Birita?
Kira! Já fiz isso de misturar o coador da cevada com o café e fica uma caca! Invista em um coador só seu e o esconda junto com as meias. (Meus meninos amam cevada).
E licença que vou fazer um café. Bjs!
Por culpa sua - rsrs - aqui em casa faz tempo que só uso coador reaproveitável. Mas comprei foi um de plástico, daqueles que tem formato de filtro de papel sabe? Não é tão ecologicamente correto como o de pano - porque é de plástico - mas pelo menos não gero lixo!!!
Quando eu tiver que trocar o meu, prometo comprar um de pano!!!
Beijão.
que serve no suporte pra
Lá em casa não tomamos café, eu porque não gosto, e o marido, porque eu não gosto...ahahahaha explico: independente da quantidade de café que ele toma, a noite se prolonga... o sono vai embora, e já me basta meu bebê pra me deixar acordada, né? Brincadeirinha, ele toma muito pouco, então pra evitar desperdício, nem compramos, ele bebe na rua mesmo... minha mãe é fã do coador de pano, mas ganhou uma cafeteira (das simples mesmo), e viciou...ehehehehe mas vou acabar encontrando alguém pra convencer a trocar o papel pelo pano...
beijos!
bjs
VovóMadô
bjs
VovóMadô
Bjs
Aqui em casa nós usamos um coador de pano que tem o formato do filtro de papel, então dá pra usar esses suportes avulsos pra papel, é muito bom, a gente já coa direto na garrafa térmica e vai pra mesa em seguida. É realmente bem melhor o café assim.
Mas nós usamos tb a Moka, a cafeteira italiana, e pra comprar peças de reposição vale a pena procurar na internet por "peças de reposição Bialetti", vc acaba achando alguma coisa até no Mercado Livre. Esse café pra mim é imbatível...
obs: A Bialetti é a melhor marca e a mais famosa, acredito que as peças dela sirvam em modelos de outras marcas tb...
outra dica na conservação, deixa-lo em um recipiente com água filtrada dentro da geladeira, assim evita a proliferação de bactérias.
A defesa "ecológica" da coisa não pode ser dada como verdade óbvia: tem que levar em consideração também que a produção de coisas de papel na verdade não causa desmatamento mas aumenta a demanda por florestas plantadas, ou seja, pelo PLANTIO de novas árvores, e conseqüente captação de CO2 (como o uso de qualquer papel ou derivado de madeira, de origem em florestas plantadas). E também, tanto o pó de café quanto o papel, são biodegradáveis, diferente de alguns dos tecidos e outros materiais de coadores não-descartáveis (plástico, nylon).
A vantagem sem dúvida mesmo é a econômica.