Um jeito simples de reusar a água.


Hoje as crianças retornaram às aulas. E eu retorno oficialmente ao teclado. Meio preguiçosa, ainda sob os efeitos do recesso prolongado e com uns 200 emails não lidos (fora os já deletados). Portanto, mil perdões se volto meio sem jeito. Tô pegando no tranco.

Hoje eu vou lincar aqui uma dica superlegal da Carol Daemon, do blog A Menina do Dedo Verde, sobre reuso da água da máquina de lavar roupa.

A "lavarroupa" é uma das vilões do consumo de água. Há alguns anos eu reuso esta água através de um jeito supersimples: coloquei dois baldes de lixo, de 100 litros ao lado da máquina de lavar, e na hora de drenar a água, dreno nos baldes. A primeira água, vem bem suja e com sabão. Esta é boa para lavar quintal, calçada, garagem e descargas (locais onde não há problema ficar um pouco de "resíduo" de sabão). A segunda carga de água, do enxágue, é mais limpa, serve para limpar chão, lavar banheiro etc. A minha Brastemp, que comprei desavisada nos meus tempos pré-consciência ecológica, tem ainda uma terceira carga d'água (um abuso!). Como eu não uso mais amaciante, é uma água bem limpa, que pode ser usada para colocar roupa suja de molho e até para aguar plantas mais rústicas. (Muitas vezes eu descarto a primeira água, mais suja, e reuso apenas as duas cargas do enxágue).

Dicas:

1) CUIDADO COM CRIANÇAS PEQUENAS PERTO DOS GALÕES!!!!

2) tampe bem os galões, por causa da dengue.

3) Depois de três dias armazenada, a água pode cheirar mal (depende da quantidade de material orgânico), uma colher de cândida geralmente evita isso. Mas o ideal é usar logo a água. Programe suas lavadas de roupa para os dias que vai lavar quintal, banheiros etc. É muito fácil e logo vira rotina.

4) Se você tem empregada, explique para ela o novo sistema, mostre a diferença na conta de água e logo ela vira uma excelente "gerente de reuso da água".

Clique aqui para ler a matéria no blog da Menina do Dedo Verde.

Comentários

Sandra Franchi disse…
Legal. Eu já faço isso em casa. Uso a primeira água, aquela com sabão, para lavar o quintal e antes que ela solte, já deixo no chão, perto dela, os tapetes de casa, aqueles de cozinha, banheiro etc. A segunda água, mais limpa, dreno no tanque e nela deixo de molho um edredon, cobertor...
Lá em casa não aceito desperdício de água. E a faxineira que vai 1x por semana já está avisada e acostumada.
Bjs
Olá, muito legal ver a "menina" por aqui. Eu reaproveito a água (mesmo com sabão) para lavar outras roupas, só uso para faxina a partir da terceira "batida" - até pq a água do enxague foi para o mesmo balde.
A roupa fica bem limpa. Vale tentar.
Paloma Varón disse…
Adorei, vou colocar em prática! Estou morando numa casa emprestada que é toda ecológica, tem até minhocário e energia solar. Nada mais justo que reusar a água da lavadora.
Hum...o pessoal daqui (Canadá) ainda tem muito o que aprender...
O encanamento das casas não permite este tipo de reaproveitamento, infelizmente. Mas fazia isso no Brasil e minha mãe tbem faz em sua casa..
Bons exemplos e práticas que devem ser seguidos..
Abraços,
Dani
Ah, e legal ler o "2) tampe bem os galões, por causa da dengue". Trabalhava com Zoonoses no Brasil, e era difícil ver pessoas realmente preocupadas com a Dengue!
Parabéns pelo lembrete!
Dani
Hegli disse…
MUITO LEGAL ESTE POST! e vou colar o comentário pq é exatamente o mesmo: Eu já faço isso em casa. Uso a primeira água, aquela com sabão, para lavar o quintal e antes que ela solte, já deixo no chão, perto dela, os tapetes de casa, aqueles de cozinha, banheiro etc. A segunda água, mais limpa, dreno no tanque e nela deixo de molho um edredon, cobertor (e outras roupas de molho)...
Lá em casa não aceito desperdício de água. E a faxineira que vai 1x por semana já está avisada e acostumada.
Bjs
Hegli
Tais Vinha disse…
Oi queridas, bom voltar a risotear com vocês! Sabe que este texto me ajudou a melhorar ainda mais o sistema aqui de casa? Bati um papo com minha "gerente de reuso de água" e ela sugeriu interrompermos o ciclo da máquina no primeiro enxágue. Fizemos um teste e não fez diferença nenhuma. Agora são cerca de 70 litros economizados a cada lavada! Faz a conta por mês e veja que luxo! E nunca tinha pensado em usar a água para deixar roupa de molho, as dicas de vocês me ajudaram a implementar mais este hábito. Obrigada por mais esta. Bjs!
Renata Rainho disse…
Eu sei que é de um tópico antigo mas encontrei no supermercado o Ype premium e comecei a usar!
Taís Vinha disse…
Oi Renata, acho que a Química Amparo bem que podia me mandar umas amostras do sabão pra dar para minhas queridas companheiras de blogagem. Afinal, um monte de gente me escreveu que começou a usar o Ypê por conta daquele meu texto. Um dinheirinho seria ainda melhor, hehehe, mas me contentaria com um kit sabão ecológico pra dar pra vcs. Bjs!
Isabela Kanupp disse…
Sou oficialmente dona de casa a um pouco mais de 1 ano, e tem MUITA coisa que eu ainda não sei fazer, ou não sei o melhor jeito de ser feito, então PENO aqui em casa!haha

Beijos
Taís Vinha disse…
Oi Kira, bem vinda ao clube das donas de casa pernetas. A gente enrola mais do que parece, hehehe. Vai fazendo do jeito que dá e não esquenta muito pra casa, não. O importante é quem mora nela estar bem. E quando a coisa apertar, conte com a gente pra dividir as risadas e soluços. Bjs!
Oi Taís, volto aqui depois de tanto tempo para informar que o blog agora concorre ao TOPBLOG na categoria sustentabilidade.
Para votar, basta clicar no link TOPBLOG da página do blog, digitar o email na opção votar e confirmar o voto por email. Votos não confirmados, não são computados.

Obrigada pelo espaço e conto com a ajuda de todos,
Carolina
Oi Taís, volto aqui depois de tanto tempo para informar que o blog agora concorre ao TOPBLOG na categoria sustentabilidade.
Para votar, basta clicar no link TOPBLOG da página do blog, digitar o email na opção votar e confirmar o voto por email. Votos não confirmados, não são computados.

Obrigada pelo espaço e conto com a ajuda de todos,
Carolina