Esponja Vegetal é bem mais legal.
Outro dia li uma matéria bárbara, sobre consumo sustentável, que afirmava que o consumismo nos foi ensinado. Por exemplo: antigamente, todos compravam grãos e cereais a granel. Aos poucos, fomos aprendendo que na embalagem plástica ou na caixinha era melhor. E o hábito de se comprar pequenas quantidades, de pequenos comerciantes, pesadas na sua frente e embalada em sacos de papel, se perdeu. Pelo menos nos centros urbanos.
A matéria me fez lembrar que, a vida toda, minha mãe lavou louça e nos deu banho com bucha vegetal. Por algum motivo, "aprendemos" que a esponja de espuma sintética era melhor. E a pobre da bucha tão simpática e eficiente deixou de comparecer nas nossas pias e banheiros.
Pois a minha atitude eco-amigável do momento foi voltar a utilizá-la. E listo aqui algumas dicas e benefícios para você banir de vez as pouco ecológicas buchas de espuma sintética:
1. Eficiente: Na pia a bucha vegetal lava tão bem quanto a sintética. Não risca. E se precisar de maior abrasão é só adicionar um pedacinho de bombril. No banho é excelente esfoliante, massageia e estimula a circulação (anticelulite). E é maravilhosa para lavar pezinhos encardidos.
2. Mais barata: Uma bucha inteira custa muito pouco e pode ser cortada em vários pedaços, rendendo bastante.
3. Higiênica: Demora bastante em desenvolver fungos e pode ser fervida sempre que você quiser higienizá-la.
4. Sustentável: a bucha é um vegetal. Não utiliza petróleo ou produtos químicos como as sintéticas e sua degradação não deixa nenhum resíduo esquisito no planeta.
5. Apóia o pequeno agricultor: A bucha vegetal é produzida por pequenas famílias de agricultores e comercializada (leia mais na seção dicas) por pequenos comerciantes. Ao consumi-la, você estimula esta importante e muito mais sustentável cadeia produtiva.
Dicas:
1. Uma reclamação comum é que a bucha é áspera. Isso acontece nos primeiros dias. Na pia, não é problema algum. Na pele, basta não pressioná-la tanto nos primeiros dias. Se quiser amaciá-la mais rapidamente, dê uma fervura ou deixe de molho por uma noite em água com vinagre.
2. Não compre bucha vegetal em grandes supermercados. Eles cobram uma fortuna e os pedaços são embalados em plástico. Prefira as feiras livres ou mercados municipais que vendem buchas inteiras, sem embalagem. São lindas, muito mais baratas e rendem bastante. Duas ou três buchas inteiras garantem alguns meses de lavagem de louça e banhos ecológicos.
3. Combine sua bucha com bombril quando precisar remover crostas mais difíceis. Ambos são absolutamente degradáveis.
Por enquanto é só. Espero tê-lo "desaprendido" a utilizar as fatídicas esponjas sintéticas. Se tiver mais alguma dica, mande pra gente.
Comentários
O que você usa como detergente? E sabonete? Eu tô tentando pôr só sabão de coco aqui em casa, mas ainda não cheguei lá, o marido já sentiu falta do detergente e comprou. ;-)
Escuta, mas a base do bombril não é aço? Ou "palha de aço" é só o nome?
Cheia de perguntas...
E hoje aprendi outra ótima: crostas de panela saem facilmente se deixarmos uma noite de molho com...adivinha...bicarbonato. Não testei, mas quem me contou garante que funciona.
Olhe, super obrigada pela visita e comentário no meu blog. Te respondi lá. Se quiser conferir:
https://www.blogger.com/comment.g?blogID=335269539152991398&postID=7835926992151143965&isPopup=true
Abração.
Não gosto das sintéticas, fico com nojo no segundo dia.
Adorei as dicas.
Adorei, vou resgatar este hábito.
Achei você na casa da Ana Cláudia.
Cheguei aqui e percebi uma mancada minha, eu não uso na pia da cozinha, só no banho. Depois de pensar nas idéias das bainhas e forros, me deu vontade de fazer, quando tiver um tempinho vou tentar.
Adorei sua casa.
Beijo.
Obrigada.
Estou em Portugal e gostaria de comprar bucha vegetal ( ao metro). Pode enviar-me algum contacto de produtores? Por favor envie e-mail para walkyourcow@hotmail.com
Muito obrigada,
Luisa Raimundo
Só que tenho receios quanto ao Bombril: uma instrutora de cursos de produção artesanal de alimentos (para agricultoras) advertiu para o fato de que os vestígios dele na nossa louça poderia vir a ser cancerígeno para o homem. Não sei de onde ela tirou essa informação, mas fiqueo com o pé atrás depois de ouvir isso.
Virei fã do seu blog!
Isso me lembra o caso da baunilha. Como pudemos substituir a baunilha natural, tão superior, tão deliciosa pela artificial - aquela aguinha, com aromatizante, corante, de gosto enjoativo!
Lamentável...
escelente seu post!!!
Parabéns!
Vou recomendar na minha página do facebook!
www.facebook.com/zencleanonline
Beijos