Ajude seu filho a escapar da Redoma.






"Escape" first appeared in Adbusters #34 (Mar/Apr 2001) by Marc Dejong - Melbourne, Australia. - www.adbusters.org


Ajude seu filho a escapar da Redoma.

Imagine que você vive em um país controlado por um Ditador.
Onde quer que vá, para onde quer que olhe, Ele está sempre presente. Nos muros, nos autidores, na TV, nas padarias, nos carros, nas camisetas, nos bonés, nas partidas esportivas, nos copos descartáveis e agora até nos uniformes escolares. Não há como escapar de Suas mensagens.

Você vai levando sua vida em meio a esse bombardeio sem pensar muito no assunto.

Seus filhos também. Mas para eles, o Ditador preparou mensagens mais fáceis de serem entendidas. Tem bichinho, musiquinha, astros e estrelas, joguinhos, personagens famosos etc.
Você testemunha seus filhos crescerem achando que o Ditador é muito legal. E quer apenas a alegria e felicidade deles. Acreditam que se fizerem o que Ele sugere, serão lindos, amados, descolados, jamais sentirão tédio e serão dignos de respeito e admiração. Verdadeiros vencedores.

Você é macaco velho. Entende que não é bem assim. Ditadores não estão no poder para fazer a felicidade do povo e sim por interesse próprio. Você sabe que não dá pra acreditar em tudo que Ele diz. Por isso, em casa, você conversa com as crianças para que fiquem mais espertas com o que assistem por aí. Tenta lhes passar valores diferentes daqueles que o Ditador anuncia.

Mas, inúmeras vezes, vê seus filhos adorando o Grande Ditador e implorando para que você também faça o que Ele pede. Tem horas que você diz não. Noutras, cede.

A verdade é que você também se sente inseguro sobre como agir diante disso tudo. E muitas vezes cansado e impotente.
E o Ditador vai usando essas dúvidas em favor Dele. A última foi anunciar por aí que se as coisas andam preocupantes com a criançada, a culpa é toda sua. Só que ele nunca diz isso claramente. Além de arrogante, o Sujeito é esperto. O recado é dado nas entrelinhas, para você se convencer sem nem perceber.

O Senhor Supremo o subestimou. Você percebe a manobra e sente raiva, muita raiva. Resolve fazer alguma coisa e descobre que tem mais pessoas indignadas. Gente amadora como você, com muito menos recursos que o Ditador, mas determinadas a dizer que há limites para tudo.

Principalmente para Eles.

 ----

Conheça a página que pais e mães montaram no Feicebuque para exigir que se abra um espaço na redoma do consumo que sufoca cada vez mais nossos filhos. Clique aqui e curta o Infância Livre de Consumismo.

Participe deste movimento. O bem que defendemos é infinitamente mais valioso que o Deles.

Comentários

Opa Tais, valeu a dica preciosa!

bjs