O papa no inferno e uma mãe no paraíso.




O papa no inferno e uma mãe no paraíso.


Aos pais que pediram a censura da Divina Comédia,

Quando a professora dos nossos filhos solicitou a leitura da Divina Comédia, do Dante Alighieri, festejei. Não sei se pelo livro em si, um clássico, escrito por um dos maiores autores da humanidade, ou pelo fato de nossos filhos estudarem numa instituição pública e a professora não subestimá-los, indicando um livro que, definitivamente, é para os fortes. 

Como muita coisa na vida, minha excitação não contagiou meu filho. O fato do livro ter sido escrito há mais de 700 anos foi motivo para desmotivá-lo. Sem nem virar a capa, achou-o velho e chato. E congelou nisso.

Tentei de todas as formas encorajá-lo, mas tudo o que eu dizia parecia dar a ele ainda mais argumentos para rejeitar a leitura. 

Na semana passada, como um milagre, tudo mudou. Meu filho voltou para casa empolgadíssimo, contando que vocês se reuniram com a professora para exigir que ela mudasse o livro. Alegaram que a obra é inadequada, pois Dante ofende a Igreja. "Mãe, me falaram que o cara coloca o Papa no inferno!".

Podia aproveitar esse meu espacinho para argumentar que o livro foi escrito há mais de 700 anos e de lá pra cá muita água benta rolou; que é um dos maiores clássicos da humanidade; que cai no vestibular; que o Index Católico não funciona mais; que agradeço a preocupação, mas cada um que cuide da própria perdição; e etc. Podia desfiar o rosário, porém, com certeza, vocês ouviram muitos desses argumentos da própria professora, que manteve-se firme e não mudou o livro. Abençoada essa mulher! 

O objetivo deste texto é outro. Escrevo para agradecê-los. Vocês conseguiram o que nem eu, nem a professora conseguimos! Agora meu filho está superdeterminado a ler a obra prima do Dante! E faz questão que seja no texto original, para não perder nem um detalhe. 

Vocês são mesmo danados, hein! 

Do fundo do meu coração, obrigada!





Comentários

Isabela Parada disse…
ahahahaha! Ótimo! Conheço uma pessoa que diz que a melhor coisa a se fazer pra que uma criança aprenda rápido é proibir. Funcionou direitinho! Parabéns a essa professora, pela escolha, determinação e enfrentamento!
Josiane Caetano disse…
Parabéns para esta professora: como tbm sou, imagino que manter sua posição não tenha sido fácil. Tbm tive problemas com a "violência" dos textos de detetive....
Camilla Antunes disse…
jura que isso ainda existe? Ainda fico chocada com tamanha ignorância! Que bom que pelo menos serviu para estimulá-lo!
Raphaela Rezende disse…
Abençoada seja essa professora!
Muito boa a recomendação e a firmeza na decisão de mantê-lo!

Rapha

Ciranda Materna
camila sátiro disse…
uma ótima forma de incentivá-los com o livro são as obras de salvador dali que retratam a obra divina comédia, são quadros maravilhosos!!!!!!!!!!!
Unknown disse…
hahahahahaha, viva a professora!!!!