O pote do palavrão.




O pote do palavrão. 


A situação na casa estava preocupante. A criançada falava palavrão o tempo todo. E não havia pito ou conversa que desse jeito naquela tropinha boca suja. 

Preocupada com o rumo das coisas, a mãe propôs um jogo. 

Toda vez que alguém falasse um palavrão, seu nome seria anotado num papelzinho e depositado num pote estrategicamente colocado sobre a estante, ao alcance de todos. 

Ao final de sete dias, os nomes seriam contados. E os participantes teriam que pagar um real para cada vez que seu nome fosse para o pote. Resumindo: haveria uma multa de um real por nome feio falado naquela semana.

As crianças adoraram a proposta, mas questionaram para quem iria o dinheiro. Houve um debate e ficou combinado que a grana seria gasta em um passeio em família, a ser escolhido por quem menos pontuou, ou seja, o mais boca limpa da casa. 

Foi uma semana engraçada. Em meio às atividades, de repente, alguém dizia: "Opa! Falou palavrão!" E corria anotar o nome do infrator no papelzinho. 

O infrator berrava de longe: "Não vale! Eu disse 'é soda'! Soda não é palavrão, cacete! Opa, eu não falei 'cacete'. Eu disse tapete!"

Ao término de uma semana, a família se reuniu para fazer a abertura do pote. Dividiram-se as funções. Um cantava os nomes em voz alta, outro anotava os pontos. 

Contagem encerrada, o responsável pela cobrança deu o resultado: cada criança deveria pagar entre dois e oito reais. Já papai e mamãe, juntos, deviam mais de 70 reais. 

Ao abrir a carteira, a mãe quis xingar, mas conteve-se. 

Aparentemente, o objetivo do jogo havia sido atingido. 



*Imagem do filme: "A Christmas Story".




Comentários

Unknown disse…
Não tenho a menor dúvida!!! O que explico para meu filho é que é melhor não falar essas coisas na escola e muito menos usar para xingar alguém... Até pq ele ainda não sabe diferenciar qdo é brincadeira (como o pai dele falando com os amigos) e qdo é para valer... Mas que é difícil é, sou super boca suja :-(
Silvia disse…
Aqui em casa é 10 centavos por palavrão? Adivinha quem paga mais? O cofre das crias está cheio.
Silvia
http://silvia-maededois.blogspot.com.br/