Planejamento Familiar




Planejamento Familiar

Nunca foi boa em planejar viagens. Deixava tudo pra última hora. Sabia que isso irritava amigos e familiares, além de ser uma atitude de risco. Mas achava que, com crianças, fazer planos era ainda mais arriscado.

E desse jeito viajandona ia levando a vida e os passeios. Na véspera resolvia, enfiava filhos, papagaio e violão no carro e partia. 

Até que este ano, resolveu tomar uma atitude premeditada. Decidiu com um mês de antecedência que iria para Florianópolis.

Trinta dias de antecedência era tanto tempo que precisou racionalizar internamente a atitude: o semestre estava quase acabando, os filhos iam faltar uns dias na escola mas eram bons alunos e mereciam um descanso, a passagem de avião comprada antes era mais barata, 2012 poderá ser o último ano de suas vidas... 

Estava imensamente feliz consigo própria. Para dar conta dos preparativos arrumou até uma agendinha, onde anotava "comprar biquini", "avisar escola", "comprar passagem de ônibus para o aeroporto", "depilar", "contratar cuidador para a gata". 

Até que a uma semana do embarque, vem a notícia: os dois filhos, pela primeira vez, haviam ficado de recuperação. O mais velho em três matérias. O outro em uma. As provas, como era de se prever, eram exatamente na semana da viagem. 

A mãe bufa e contém os ímpetos assassinos com uma taça de vinho. Mais calma, vai conversar com os filhos. 

"O que houve?" 

"Decidi sentar no fundão. Não deu muito certo, né...", foi a explicação do mais velho. 

"Eu achei que tinha zerado a prova, mãe, juro!", disse o menor, na linguagem de quem passa por todas as fases e arrasa no videogame. 

A mãe decide que este problema não lhe pertencia. Era deles. "Escutem. As passagens estão compradas. Eu e seu pai vamos de todo jeito. Resolvam com a escola e vocês irão com a gente. Se não resolverem, ficam para fazer a prova." 

"Como assim?!" esperneiam. "Tá maluca?! Você tem que ligar lá e falar com a coordenadora!" 

"Não ligo! Ligaria se fosse doença ou outro motivo grave. Mas sem vergonhice não é problema meu. É de vocês. Querem ir pra Floripa, resolvam." 

"Você vai fazer isso com a gente?!" 

"Eu! De jeito nenhum. Quem fez isso com vocês foram vocês mesmos. Assumam e se virem." 

Por dentro, ela cruzava os dedos e torcia. "Deixar os fidamãe com quem? Mudar a data também não dá. Comprei passagens do tipo 'impossível remarcar - a senhora quer que desenhe?' Será que ligo para a escola escondida?"

Para piorar, os meninos esperneavam diariamente, implorando para a mãe intervir. Mas ela decidiu manter-se firme. Além de confiar no sevirômetro deles, achava que havia ali uma preciosa lição a ser aprendida. 

Os dias foram passando, a viagem se aproximando e nada. Até que faltando 2 dias para o embarque o mais velho chega em casa pulando: "Conseguimos! A coordenação liberou para a gente fazer as provas noutro dia." E completa, cutucando o irmão: "Ufa, dessa vez achei que a gente tinha rodado! Você viu a cara da coordenadora quando a gente falou com ela? Nunca imaginei que ela fosse topar!" 

Enquanto os dois se afastam, a mãe senta para relaxar. Santa coordenação! A viagem da família estava salva. Podia seguir com os planos. Que daqui para frente voltariam a ser poucos. 

Esse negócio de planejar com antecedência é estressante demais. Como alguém consegue viver assim?




Comentários

Nine disse…
Amei, amei! Já eu planejo tudo com antecedência, mas confesso que depois dos filhos acabei ficando mais alavontê...surto sempre, como alguém consegue viver assim, sem planejamento??? :)
Beijos,
Nine
Essa sou eu ?? rs..Não planejo nada, vivo atrasada, sempre esqueço algo. Já era assim solteira e depois de ter marido e filhos (4 e 2 anos)pouco mudei. Mas no ano passado resolvi mudar isso e 2 meses antes planejei tudo, comprei tudo e até piscina inflável gigante, cercadinho, leites, fraldas, suco de caixinha mandei antes pro interior, na casa da minha mãe, onde viajamos sempre. Pois bem, faltando uma semana para a viagem uma mulher com o carro desgovernado bateu no meu portão destruindo-o e o nosso carro de 7 lugares tão aguardado para a ocasião tbém. Tudo bem vai, vamos com o outro...Mas na revisão de rotina o mecânico trocou a correia errada e pifou a parte de cima do motor. Não acreditei que aquilo estava acontecendo comigo. Resumindo: Minha ceia de Natal foi comer pizza na padaria com o marido, as crianças e meu sobrinho...a pé. Credo, não gosto nem de lembrar...rs
A Dona do LAr disse…
Eu sempre planejei tudinho e com muita antecedencia...só que sempre acontece exatamente isso, alguma coisa sai completamente fora do planejado...e consequentemente sofro, não sei lidar com imprevistos. Estou aprendendo a duras penas não estragar com tudo por essa minha falat de jogo de cintura...hehhe
bjão
Girassol disse…
Acabei de conhecer seu blog e já me identifiquei muuito ... nesse mundo bloguistico só vejo mãe passando a mão na cabeça dos filhos por medo de traumatiza-los, mas vc é das minhas.
#amorelimites#