24.2.11

A infância do meu filho não está a venda.



O mercado de cosméticos é bilionário. E de onde vem estes bilhões há muito mais. Isso não é suficiente para acalmar a fome de lucros das empresas. Eles querem mais, muito mais. Às custas de quem? De nossos filhos.

Nessa semana, dois fatos me deixaram bastante preocupada com o rumo que as coisas estão tomando. Primeiro a notícia que o Walmart está para lançar a linha Geogirl, com produtos de beleza de verdade, de uso diário, para  crianças de 8 a 12 anos. Depois, a propaganda ridícula da linha Avon Barbie na Nickelodeon.

Na internet você vai encontrar muitos textos sobre a linha Geogirl. Deslumbretes achando tuuuuuudo. E gente questionando se nossas tão violadas crianças precisam de mais essa. Por mim, já tá decidido: o Walmart não me pega mais. Tenho consciência de minha pequenez diante deste gigante, mas essa formiguinha tem muito orgulho de não dar mais um centavo pra essa rede de varejo que quer lucrar às custas da autoestima e da adultização de menininhas.

Outros gigantes que me irritaram muito foram Avon, Mattel e o canal Nickelodeon. O tema é o mesmo: a infância não sendo tratada com o devido respeito. 

Durante um programa da Nickelodeon, o Nicknews, entra um merchandising (Relô Conar, no Brasil é proibido fazer merchandising para criança!), onde os personagens anunciam que foi descoberto "o segredo de beleza da Barbie". Como assim? Segredo de beleza de boneca de plástico? Piada de mau gosto! Daí entram os produtos Barbie Avon. Tudo errado. O formato merchandising é proibido e a mensagem é indecente e impossível. Propaganda enganosa no grau mais sério, sendo inocentemente veiculada por outro irresponsável, o canal Nickelodeon.

Aliás esse já tinha pisado nos meus calos quando, candidamente, anunciava o seriado Drake e Josh com o seguinte texto: "Drake já teve mais de 74 namoradas e tem uma banda de rock". O público alvo: crianças! Que, na santa inocência devem achar demais ter no currículo 74 namoradas aos 16, 17 anos. Aliás, acredito que os publicitários da rede devem ter o cérebro congelado nessa idade mental, porque vai ser irresponsável assim nos Estados Unidos, o país que mandou pra cá essa "piiiiiiiiiiii" de canal. E eles não estão nem aí. No site deles, o Mundonick, não há nem linque para contato. Se tiver, está escondido. E tem um selinho "Nickelodeon Family and Parents" que não dá linque pra lugar nenhum. Parece que tá lá pra constar.

Enfim, estão querendo arrancar dinheiro, às custas da infância dos nossos filhos. Se você também discorda, bote a boca no trombone. Duas mães indignadas incomodam muito mais.

============

Quer fazer barulho globalmente?


Quer mandar email?




Mundonick (Não consegui achar o canal para contato. Talvez você seja uma Xerloca Holmes mais obstinada do que eu!) A Stephanita achou estes contatos: nickprivacy@nick.com e este endereço de correspondência "Godoy Cruz 1550, Buenos Aires, C1414CYH, Argentina, à atenção de Solana Hernánde" 


PODE UM CANAL QUE OPERA NO BRASIL SER TÃO OBSCURO NOS CONTATOS? 


Quer partir pra briga?


Intituto Alana (ONG que combate o consumismo infantil)


Quer dados estatísticos?

http://www.cosmeticsdatabase.com/


Dica da Adriana de uma ONG que testa e divulga o nível de segurança dos cosméticos.  


29 comentários:

Dea, a mamae da Nina disse...

concordo em genero numero e grau, minha pequena so tem 1 ano e 4 meses ainda mas ja ja vai cair nestas balelas!!! Bjs

Mariana - viciados em colo disse...

vou fazer meu barulhinho aqui. isso é um absurdo!

Neca disse...

Parabéns Taís, falou tuudo! vou botar a boca no trombone tbem, é um absurdo tudo isso...

Neda disse...

o pior é que tem adulto que acha o máximo :(
Farei barulho também, como disse a Mariana.

Anônimo disse...

Oi,nao sei se esse email da Nick que achei serve:
nickprivacy@nick.com
E tambem achei esse endereco para correspondencia:
Godoy Cruz 1550, Buenos Aires, C1414CYH, Argentina, à atenção de Solana Hernández.
Encontrei la no final do site naquelas palavras sobre direito do autor e etc.
Se eu achar mais algum endereco,coloco aqui.
Stephanita

Renata Rainho disse...

segue os e-mails

ID: FAZ109
nome: Fatima Zagari
e-mail: ccops@markmonitor.com
criado: 09/11/2005
alterado: 17/02/2011

ID: HEP71
nome: Helena Perli
e-mail: ccops@markmonitor.com
criado: 02/10/2001
alterado: 15/02/2011

ID: NAB51
nome: NameAction do Brasil
e-mail: vtapia@nameaction.com
criado: 19/06/2002
alterado: 04/05/2009

Paloma, a mãe disse...

Conte comigo para incomodar MUITO mais. Mas eu sei (e conheço) de gente que vai achar tuuuudo (sic), que posta foto de filha maquiada indo para a escola e diz que puxou a peruice da mãe.
Com as minhas filhas, não, jacaré!
Beijo

PaulaZZT disse...

Meu a Barbie já é aquela coisa né? Se fosse só boneca va la, mas tem toda essa aura etc... Agora vender anti-idade para meninas?? já acho absurdo para adolescente jovens antes de 20 anos... etc PELOAMOR!!!

Adriana disse...

Por essas e outras que sou super a favor da alfabetização econômica, uma disciplina um pouco mais abrangente que a educação financeira e que começa a tomar corpo aqui no Brasil. Prá quem quiser saber mais é so acessar o site do laboratório de psicologia genetica da UNICAMP.

Paula disse...

Tais absurdo total, nao vi o comercial, aqui em casa ainda rola muito discoverykids, mais comprei a briga sim, ja mandei um email p Avon e assinei a peticao, eh o fim da picada....bjs
Paula

Cristiane Iannacconi disse...

Já assinei, Tais... e concordo c vc!!! boicote, já!!!

Ana Cláudia disse...

Taís, tínhamos que descobrir um e-mail para Ministério Público, né?

Hegli disse...

Olha Taís, vc sabe que eu recebo os informes da Alana e que sou "A CHATA" nesse quesito do consumismo infantil.
Aliás, do consumismo e toda as estratégias para que ele aconteça e se dissemine.
Da minha parte, tudo feito e assinado, fazendo barulho e incomodando muito para nao incomodarem nossas crianças.
Parabéns pela abordagem direta, sem rodeios ou cuidados, esse pessoal tem que se tocar urgente e só assim mesmo coseguiremos!
Um beijo

márcia disse...

opa, tô dentro! magina se vou querer ver a minha menininha que fica tão linda sujinha se maquiando de verdade e evitando rugas!ora bolas!? aqui o marido reclama quando eu uso um batonzinho inofencivo e diz que tô dando mau exemplo.

olha o mau exemplo escancarado aí, gente!

erica disse...

Olá,

gostaria de mandar um material para você, você pode entrar em contato comigo via email? O meu é ericachaves@yahoo.com.br

Obrigada.
Érica Chaves

Carolina Pombo disse...

Taís, assinei a petição assim que a Ceila divulgou. Tentei colocar o selo no meu blog, mas não consegui... Estou correndo agora, mas assim que der, vou encher a caixa de e-mails deles!!!

Adriana disse...

Olá pessoal,

Acabei indo atrás de informações sobre as empresas e encontrei uma ONG nos EUA http://www.cosmeticsdatabase.com/, que tem por objetivo colocar para o público em geral resultados de pesquisa a cerca do nível de segurança dos cosméticos entre outros produtos. Numa escala que vai de 1 a 10 classifica os produtos de várias empresas entre baixo risco (0 - 2) médio risco (3 - 6) alto risco (7 - 10) e ainda diz se a empresa testa ou não em animais e se assinou um tipo de acordo visando a produção de cosméticos mais seguros e sustentáveis. Bem, segundo a ONG os produtos da Avon apresentam risco de 1 a 10 (dependendo do produto analisado), a empresa não testa em animais e não assinou o tal acordo. Já a Pacific World (fabricante dos produtos geogirl) apresenta nível 5 de risco para toda a linha, não revela se testa ou não em animais e não assinou o acordo. Já a Natura, apresenta níveis de 0 a 2 dependendo do produto analisado, não testa em animais e assinou o acordo.

Devo postar uma mensagem fazendo um limk dessas informações com a importância da Socialização Econômica das crianças e adolescentes nos próximos dias. Todos estão convidados para discutir essa questão.

Um abraço a todos e parabéns pela postura!

Tais disse...

Feliz segunda-feira de chuva!

Obrigada a todas pela solidariedade e pela bronca maternal compartilhada.

A Ana tem razão...deveríamos partir para Ministério Público. Esse negócio de autoregulamentação publicitária é lento e ineficaz. Publicitários e anunciantes sabem as regras, mas as infringem assim mesmo. E quando o Conar julga, a propaganda já veiculou e a mensagem já foi transmitida. Deveria ao menos ter multa e não apenas "recomendamos alterar a propaganda ou tirá-la do ar". Se tivesse multa, por exemplo, pagar 3 vezes o valor gasto até o momento com a veiculação da propaganda indevida, talvez eles pensassem 3 vezes antes de botar essas tranqueiras no ar.

Adriana, sensacional sua descoberta. Publique e nos informe para divulgarmos.

Carolina, eu tb não consegui publicar o selo...rs!

Xerlocas, vocês são o máximo. Vou publicar os emails que vcs descobriram. Obrigada!

Renata Rainho, sumida!!!!! Vc fez falta, viu?! Que papo é esse de desempregada? Bem vinda ao clube...rs! Não entendi os emails que vc publicou.

Um beijão a todas! E vamos continuar na defesa dos nossos pimpolhos.

Tais Vinha disse...

Adriana, vc não quer explicar melhor a alfabetização econômica? Vou entrar no Genon, mas se quiser dar mastigadinho, agradeço. Me pareceu uma idéia muto bem vinda nesses tempos.

Bjs!

Tais Vinha disse...

Stephanita Holmes, emails publicados. Obrigada!

Adriana disse...

Tais, publiquei hoje uma mensagem que fala um pouco sobre alfabetização econômica partindo da sua postagem sobre esses lançamentos. Esse tema é um dos que vem sendo abordados dentro da Psicologia Econômica, uma área já bem estabelecida na Europa que vem aos poucos ganhando espaço aqui no Brasil. Durante o mês de março, vou me dedicar a postar mensagens dentro dessa área.

Ah, deixa eu fazer uma correção sobre o meu último comentário. A empresa Natura que cosnta do catálogo de pesquisas da ONG, não é a "nossa" Natura. Mas vale dizer que essa empresa tem um profundo respeito pelo consumidor, não testa em animais e desde 2008 deixou de utilizar substâncias suspeitas de causarem danos a saúde, como parabenos, ftalatos e outros.

Jobis disse...

Oi! Descobri hoje seu blog e adorei! Bem, já estou barulhando por aqui. No mais, você disse tudo. Nem a infância, nem a saúde de nossos filhos está à venda. São tempos malucos, esses!

Jobis disse...

Definitivamente teu blog foi um achado para mim, hoje. Tomei a liberdade de fazer um post sobre ele no meu blog e, caso interesse, existe um texto que escrevi, antes de conhecer seu espaço, que acho que tem um pouco a ver:

http://www.intensiterno.com.br/o-maior-dos-presentese/


Beijão e parabéns!!!

Heloísa Vianna disse...

sábado fui no aniversário de 8 anos, da filha de uma amiga.

ela ganhou um kit dessa linha da Barbie/Avon.

abrindo o pacote, a amiga do lado dela exclamou: "olhaaa que legaaal! igual ao da propaganda da Niiick!"

precisa dizer mais algo?! triste, viu...

Anônimo disse...

Olá Tais,
achei seu blog fascinante! ...estou em fase de total imersão para conseguir ler todos os seus post! Estou precisando de uma dica sobre escola construtivista aqui em Belo Horizonte, vc conhece alguma? E a logosófica, o que vc acha da filosofia de trabalho deles?Abraços Fernanda

Anônimo disse...

Gente vcs devem ser um bando de feiosas despeitadas, só acha feio o bonito quem não pode ser, a minha filha é uma barbie naturalmente e ela é uma criança normal, a moda da barbie só não funciona pra quem tem cabeça fraca como a de vocês, e eu aposto que quando o filho de vcs chama alguém de apelidos maldosos vcs não fazem nada!!! o que vcs precisam pregar e igualdade entre pessoas e não discriminar o que vcs não podem ser. ok? e a Xuxa alguém comentou? não né, só porque ela é brasileira? aquilo sim que é ridiculo, uma mulher de quase 50 anos se comportando como mocinha, e ai?

PaulaZZT disse...

Vou ter que comentar... Para começar se escondeu no anônimo, isso já diz tanto sobre vc... Provavelmente mais do que gostaria... Vc provavelmente nem leu outros posts desse blog para saber do qeu se trata... Se vc gosta da Barbie e acha que está td muito bem, bom para vc, seja feliz, curta sua vida. Se veio aqui se escondendo num anonimato, soltar os cachorros é pq provavelmente isso nào nestá taão claro para vc... Pq precisa reafirmar para gente que vc nem deve conhecer na maioria...

tais Vinha disse...

Valeu, Paula! Um beijo!

Maah S2 disse...

Oi eu tenho 11 anos.
Não vou xingar nem nada.
Mais sempre tive Barbie e sempre assisti Nickelodeon.Sabe eu nunca quis ser igual as minhas Bonecas e nunca achei o maximo o Drake. Sempre preferi o Josh. Sabe pq? Pq minha mãe me educou e fez minha cabeça. Acho que se souber ajudar a criança não se deixa levar.Ok? Apenas dando minha Op.
Thaau!