Volta às aulas consciente. Mais um texto republicado por uma ombudsmãe preguiçosa.



Em tempos de tempestades no céu e tsunamis humanos nas papelarias, nada como uma bela pisada no freio.

Republico texto elaborado com a colaboração da Silvia Schiros, com dicas para uma volta às aulas mais consciente.

1. Bazares de troca ou venda de uniformes usados. A idéia, comum na Inglaterra, é montar um local na própria escola, onde os pais podem comprar ou trocar uniformes usados, mochilas, lancheiras e livros didáticos e paradidáticos em bom estado. Pais e escola decidem o que fazer com o dinheiro arrecadado. Pode-se também incluir a venda de roupas usadas (criança perde roupa novinha), brinquedos, jogos e material escolar.

2. Estímulo à carona. Incentivar os pais a trocarem roteiros e contatos de carona. Facilitar esta troca através de uma lista onde os pais interessados colocam roteiro e contato. É uma medida simples que reduz o número de carros na rua, poluentes e pais estressados. (Atenção escolas: pais menos estressados dão menos trabalho. Invistam nisso!).

3. Potão para troca de lanches. Uma gamela onde as crianças colocam os lanches que não vão comer, para que outro interessado (aluno ou funcionário) coma. Uma forma de compartilhar e reduzir as sobras.

4. Compostagem para as sobras de lanche. Feita pelas próprias crianças e que depois servirá de adubo para as árvores, horta e jardim da escola. Se houver excesso, pode ser doado para os pais ou entidades.

5. Lancheira sem embalagens. Opte por frutas, lanches e sucos caseiros, embalados em potes plásticos retornáveis (o bom e velho "tapuér") e em garrafinhas térmicas. Se precisar enviar um alimento industrializado e a escola do seu filho não tem um programa sério de reciclagem, tire-o da embalagem, mande no pote plástico e encaminhe você mesma a embalagem para a reciclagem. Dica: se você quiser sugestões de como montar lancheira saudável, entre no blog da Pat Feldman "Crianças na Cozinha".

6. Duas (ou mais) lixeiras em TODOS os ambientes. Uma para o lixo útil, outra para o lixo comum e, nos locais onde as crianças e profissionais se alimentam, uma terceira para as sobras de alimentos que irão para a compostagem.

Observe que, em várias escolas, a reciclagem faz parte da grade curricular, mas na prática ela não funciona. As lixeiras de reciclagem são normalmente colocadas em apenas um ou dois pontos do páteo, mas ninguém pode esperar que uma criança (ou adulto) atravesse toda a escola, com uma embalagem vazia de suco na mão, em busca da lixeira correta. Descartar o lixo útil deve ser tão fácil como descartar o lixo comum. Quando as lixeiras estão posicionadas e sinalizadas em todos os ambientes, a seleção é feita automaticamente. Depois é só recolher e encaminhar para os programas de reciclagem locais, cooperativas de catadores ou para a compostagem. Esta é uma forma muito simples e imediata de reduzir significamente a quantidade de lixo produzida.

7. Reutilização do material escolar. Muito material que sobra ainda pode ser reutilizado. Lápis de cor, estojos, borrachas, marcadores de texto, pastas, fichários, apontadores, réguas, mochilas e lancheiras muitas vezes voltam em boas condições, bastando uma limpeza. Outra coisa que tenho reaproveitado são os cadernos que voltam com menos da metade das páginas preenchidas. Arranco as usadas, crio com meus filhos uma nova capa com imagens recortadas de revistas ou da internet e ele retorna novinho pra mais um ano de uso.

8. Olho vivo na cantina. As cantinas não devem ser apenas saudáveis, evitando comida porcaria, frituras e refris. Deve-se também buscar a redução de embalagens descartáveis, oferecendo frutas, sucos feitos na hora servidos em copos retornáveis, lanches caseiros, fatias de bolos, tortas, tapiocas fresquinhas etc. Quanto menos alimentos industrializados, melhor para a saúde das crianças e do planeta. E é claro, tem que ter três lixeiras bem pertinho, para as crianças descartarem o lixo reciclável, os restos de alimentos e o lixo comum.

9. Reutilização de livros. Antes de sair comprando qualquer livro, tente consegui-lo usado. Uma boa maneira é consultar os pais dos alunos que fizeram a mesma série no ano anterior e a escola pode facilitar este contato. Outra forma é procurar em sebos. O site Estante Virtual reune mais de mil sebos por todo o país. O processo de compra é simples e os preços muito mais baratos que nas livrarias. Sempre vale uma consulta.

10. Banir os descartáveis do dia-a-dia. Copos, xícaras reutilizáveis e squeezes (eta palavra metida para garrafinha) são funcionais e evitam uma montanha de lixo. Podem ser lavados na escola ou devolvidos diariamente na mochila. O bom e velho bebedouro também funciona, mesmo para quem esqueceu o copo. Nas festinhas escolares, os pais devem ser estimulados (leia-se educados) a enviar utensílios retornáveis. Ou a própria escola pode disponibilizar tais objetos, bastando os pais enviarem os alimentos e bebidas (de preferência, sucos que serão servidos em jarras).

11. Uso inteligente de papel . Incentivar a comunicação e a cobranca eletrônica. Imprimir relatórios, contratos e apostilas utilizando a frente e o verso das folhas. Usar papel reciclado sempre que possível. Educar as crianças para preencherem toda a folha, frente e verso, antes de iniciar uma página nova.

No site da Sus School, há uma página interativa divertida e com dicas maravilhosas para uma escola sustentável. O texto está em inglês.

Mande sua dica e ajude a ampliar esta lista. E que este retorno às aulas seja um período de muito aprendizado. Para os alunos, pais e educadores.

Comentários

Paloma Varón disse…
Ótimas dicas! Fico feliz ao constatar que a escola da minha filha segue quase todas (e segue todas referentes à alimentação e compostagem). Vou lá sugerir o bazar, acho importantíssimo. Já a carona, acho difícil pegar aqui em Brasília, em que todo mundo tem carro e não "sabe" viver sem.
Beijos
Clara disse…
Muito bom! Vou repassar para escola de meus filhos. Obrigada.
Paloma disse…
Sensacional o post. Estou mandando o link agora pra escola da Isa. bjo
Paloma e Isa
hegli disse…
SAUDADEEEEEEEEEEE!!!
Obrigada por matar um tiquinho da saudade com um otimo texto!!!
Bjus
Renata disse…
Reciclar textos, por que não? O que é bom deve ser reciclado ou, revisado ou não, republicado!
Beijo!
Renata
Unknown disse…
Que saudade!! Adoro todos os textos mesmo que seja "reaproveitado"...

Aproveitando, uma pergunta para vc que é muito mais sustentável que eu, rsrsrs, como vc lava suas roupas? Usa sabão em pó? amaciante? Eu tenho usado só sabão líquido e, ai, dispenso o amaciante. Mas quero opiniões, suas da Silvia. :-)

Bjoks
Paty Brandão disse…
Adorei conhecer esse blog! Parabéns, seus textos são ótimos e quando algo é bom porque não dar um replay ;)
Já virei seguidora.
Beijocas
Tais Vinha disse…
Meninas, feliz 2010! Saudade!

Tô voltando bem devagar, preguiçosa mesmo. Mas fevereiro promete - depois do carnaval (amo ser brasileira!).

Bom saber que algumas escolas já estão mais atentas à situação do nosso querido planeta.

Respondendo à pergunta da Paula, lavo minhas roupas com sabão em pó Ipê Premium, que não tem fosfato na fórmula, usando apenas 2 colheres de sopa por máquina cheia. E não uso amaciante. Às vezes coloco uma colher de sopa de bicarbonato de sódio no lugar do amaciante. Coleto a água da máquina em tambores para reusar depois e interrompo o ciclo para ter apenas um enxágue (minha Brastemp tem 2).

Paty, bem vinda! Adorei o carinho. Prometo que logo logo eu volto a escrever textos fresquinhos, saído do forno a lenha. Mas por hora, vou curtir os filhotes e o maridão que estão full time em casa. Ajuda também a reciclar a cabeça.

Bjs!
Anita disse…
Òtimo texto!Adorei saber que não sou eu a única "doida", como diz meu filho-jeitoso-adolescente, a reusar a régua, tesoura, estojo e até a spastas de arquivo dos anos anteriores.Limpo tudinho com carinho e lá vamos nós de novo.Adorei a idéia dos cadernos com capas novas, bem pensado.
Estava morrendo de saudade de ler seus textos, entrei aqui zilhões de vezes e nada de novo...
Sejamos todos benvindos a 2010!
Tais Vinha disse…
Paloma, vc sabe que aqui em São José as pessoas também tem uma certa dificuldade em compartilhar carona para os filhos, mas eu vou conversando, dou uma insistida e no fim sempre rola um combinado. E os pais ficam felizes da vida.

Este ano, a Sílvia Schiros e eu propusemos que a escola lançasse o Projeto Carona, para colocar em contato os pais interessados em compartilhar caronas. A escola topou e disponibilizou um formulário para ser preenchido no momento da matrícula. Os dados serão enviados a todos os pais que se inscreveram. Sabe que quando fui matricular meus meninos, já tinha bastante gente inscrita no projeto. Foi uma boa surpresa!

Anita, eu é que fico feliz de saber que não são só os meus filhos que vão pra escola com pasta de arquivo do ano passado, lápis de cor pela metade, borracha lavadinha.

Tb senti saudades. Mas tem hora que precisamos nos recolher pra voltar com toda a pilha. Bjs!
Taís, muito boa essa lista! Algumas coisas, como reaproveitar o material do ano anterior e procurar livros usados a minha já fazia comigo. Isso lá pelos anos 80 e 90.

Eu ainda não tenho filhos, mas com certeza porei esta lista em prática quando o momento chegar.

Sempre muito bom o seu blog. Parabéns.
beijos.
Renata Rainho disse…
Saí de férias, fui a Maraú na Bahia, lá sempre que via crianças educando babás lembrava do seu blog. Quem sabe nas próximas férias não levo tipo cartão com seu blog pra dar aos pais rs

Saudades de embalar e etiquetar material novo...

ótimo 2010!
Hegli disse…
Geeeeente, eu tb reutilizo os materiais do meu filho...
Até escrevi sobre isso no meu blog depois de ver a lista de material escolar deste ano.
http://educacaoambientalcontemporanea.blogspot.com/
Bjus
Cris disse…
Não posso deixar de sentir uma pontinha de orgulho quando, há algum tempo atrás (meu filho já tem 13 anos agora), convidei-o para comprar os materiais da escola e ouvi diversas vezes: "mãe, esse não precisa comprar novo, o do ano passado tá bom ainda!"'
Ótimo texto!!!
Um bom retorno às aulas para todos nós!
Unknown disse…
TaVi da minha vinha :-)
com perdão do palavrão mas estou com uma p. saudade de vc e dos seus posts!! :-) Sei que a vida real é melhor que a virtual, mas como moro longe de vc... Só posso papear aqui :-)
Vc leu esse post da ROsely Sayao? Sobre Coragem para crescer
http://blogdaroselysayao.blog.uol.com.br/