Mundo cão

Mundo cão

Ler notícias ainda é um prazer (ultimamente bem pouco prazeroso, confesso) que me permito todas as manhãs. Antigamente, as notícias me chegavam via folhas de jornal que eram passadas uma a uma, até as pontas dos meus dedos ficarem manchadas de tinta. Hoje, leio em formato eletrônico, não tão charmoso, mas que me permite acessar, naquela telinha tão pequena, um universo imensamente maior e mais veloz que o das grandes folhas de jornal.

Pois foi no site do The Guardian que leio duas notícias aparentemente sem conexão alguma, mas profundamente conectadas e que explicam muito do que estamos vivendo.

Uma é sobre o boom do mercado de hotéis de luxo para animais domésticos na Inglaterra. A matéria descreve quartos com vista para a piscina, poltronas na frente da lareira, refeições onde são servidas lagosta, bacalhau e caviar, cinema com mantinha, snacks e sorvete, desenhos animados na TV, máscaras faciais veganas, comida orgânica, chás descafeinados, creminhos para aliviar os efeitos de pavimentos ásperos nas patinhas e muitos, muitos outros etcs que seduzem cada vez mais os donos que buscam tratamentos diferenciados para seus pets e não oferecem nenhuma resistência na hora de pagar contas de 4 mil reais para estadias de alguns dias. http://tiny.cc/fjbtcz

A próxima notícia é sobre o suicídio de uma adolescente no Quênia. Sua primeira menstruação veio na sala de aula e como nem ela e nem a escola tinham um absorvente pra resolver a situação, suas roupas ficaram manchadas e o professor a chamou de suja. Envergonhadíssima, a garota preferiu morrer. A matéria passa então a descrever o imenso problema da falta de acesso à absorventes na região subsaariana que obriga as meninas a faltarem durante o período menstrual, perdendo cerca de 20% do ano letivo.  http://tiny.cc/cfbtcz

Deixo que cada um faça suas próprias conexões sobre ambas as notícias. Tenho certeza que elas irão do "só lamento pela menina, mas que carai o dono do pet delux da Inglaterra tem a ver com a pobreza do mundo" ao "vai morar na África então sua esquerdista caviar de merda que deveria estar em Cuba ou na Venezuela". Mas como de miséria mental a gente desvia, termino o meu mimimi apenas dizendo que preferia ter lido que a garota queniana teve uma linda festa preparada por sua mãe para comemorar a chegada da sua menstruação. Com rabo de lagosta e caviar. E depois foram ao cinema assistir a um filme, com direito a mantinha, snacks e sorvete. À noite, fizeram uma máscara facial vegana porque agora ela é uma mocinha. No dia seguinte, a menina acordou com um sorriso iluminado foi pra escola feliz.


Comentários

ana beatriz disse…
o mundo está de cabeça pra baixo. gostei do texto.