tag:blogger.com,1999:blog-7323403094720391854.post1578250273463981790..comments2023-12-15T05:34:46.151-03:00Comments on Tais Vinha - Ombudsmãe: Alfabetização precoceTais Vinhahttp://www.blogger.com/profile/10884369179669305349noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-7323403094720391854.post-28687684319972043742009-11-20T07:15:35.655-02:002009-11-20T07:15:35.655-02:00Por que nao:)Por que nao:)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323403094720391854.post-49759362013493429372008-08-06T14:39:00.000-03:002008-08-06T14:39:00.000-03:00Olá, que bom encontrar um espaço para discutir um ...Olá, que bom encontrar um espaço para discutir um assunto tão atual e importante. Sou mãe de uma menina de 3 anos e 9 meses, que já está sendo alfabetizada, recebe "dever de casa" e muito estímulo para a leitura. Eu confesso que me assusta muito a forma como as escolas dão importância ao desenvolvimento da leitura e escrita, mas se esquecem que mais importante que dar informação e conhecimento aos pequeninos, é ajudá-los, facilitar-lhes e contribuir para a formação de auto-estima, de seus valores e hábitos. Lamento muito que a maior parte dos pais apóiem essa idéia. A professora da minha filha disse na última reunião com os pais: "as crianças são ótimas, aprendem tudo, são receptivas e por isso, resolvi avançar um pouco mais..." As crianças não tem senso crítico, não tem noção do que está acontecendo. Na verdade, eu considero essa atitude um desrespeito a infância, a individualidade de cada um. Ainda tneho esperança de encontrar uma escola centrada na criança e suas reais necessidades. alfabetização precoce é uma necessidade dos pais. E para quê aprender a ler cedo? Para ler "Isto é?" Revista Veja? Sim, as escolas que alegam que os pais exigem estão dando um atestado de imcopetência. O que podemos fazer para mudar essa situação? Abraço, Luciene.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323403094720391854.post-31139396491905534602008-02-22T17:44:00.000-03:002008-02-22T17:44:00.000-03:00Adorei suas colocações.Infelizmente, assim como na...Adorei suas colocações.<BR/>Infelizmente, assim como na maior parte de nossa sociedade, o conceito educacional está prostituido. Eu entrei nessa minha primeiroa busca por escola ano passado. Não encontrei nenhuma escola fiel à metodologia construtivista. A grande maioria não sabe sequer definir sua metodologia.<BR/>Escolhi uma escola fiel á proposta montessoriana e estou confiante que fiz uma boa escolha. Mesmo assim, é necessário muita observação de nossa parte para saber se de fato, o que foi apresentado, é seguido, se os conceitos são aplicados. Encontrei escola "conceituadíssimas" que não só alfabetizam precocemente. Numa delas, meu menino com 3 anos e meio teria que levar o dinheiro e comprar o próprio lanche na cantina. E ainda ouvi que eu não deveria me preocupar pois os lanches servidos lá eram muito saudáveis, sem nenhuma fritura. Ora, ora, ora...fiquei com pena de revelar á ela meus sentimentos e medos mais profundos que vieram bem antes da fritura do lanche!Ana Cláudiahttps://www.blogger.com/profile/05363991613631385213noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323403094720391854.post-61145384457267569862007-04-17T21:47:00.000-03:002007-04-17T21:47:00.000-03:00Em nossa sociedade, os adultos dão uma enorme ênfa...Em nossa sociedade, os adultos dão uma enorme ênfase na alfabetização, do mesmo modo que valorizam muito quando a criança começa expressar-se pela linguagem oral, por volta dos dois anos. A alfabetização, assim como a fala é como um “rito de passagem”. Isto é, para os pais, o filho “está desenvolvendo-se bem intelectualmente” se aprender a ler e a escrever (da mesma forma que se o pequenino demora um pouco mais para falar, começam a “duvidar” de sua inteligência ou suspeitam que a criança possa ter algum “problema”). Erroneamente, acreditam que quanto mais cedo houver esse aprendizado, mais inteligente a criança é. E isso é um engano. O parâmetro utilizado para “avaliar o desenvolvimento” da criança está completamente distorcido, já que a inteligência, compreendida como estruturas específicas para conhecer, é algo muito mais amplo do que o alfabetizar-se. <BR/>Com relação a questão se deve ou não alfabetizar as crianças na pré-escola, responde a própria Emília Ferreiro: “Não se trata de mantê-las assepticamente isoladas da linguagem escrita. Também não se trata de ensinar-lhes nas classes pré-escolares o modo de sonorizar as letras, nem de introduzir exercícios de repetição escritos e de repetição em coro. É necessário imaginação pedagógica para dar às crianças oportunidades ricas e variadas de interagir com a linguagem escrita. É necessário formação psicológica para compreender as respostas e as perguntas das crianças. É necessário entender que a aprendizagem da linguagem escrita é muito mais que a aprendizagem de um código de transcrição: é a construção de um sistema de representação.” (função social da escrita).<BR/>Com conhecimento e criatividade, essa aprendizagem é divertida e natural. Pode-se criar na classe um ambiente alfabetizador, com letras, frases e palavras espalhadas pela classe, livros, revistas, gibis, jornais, cartazes, painéis, murais, etiquetas, “escritas” de todos os tipos, etc. estimulando a criança a interagir prazerosamente com o universo escrito, criando situações em que há a necessidade de utilizar a escrita. Oferecer cantinhos da culinária, biblioteca, produção de livros (escritor), escolinha, jogos da escolinha, desafios, supermercado, hospital, gráfica, correio, banco, confecção de roupas, jornal, farmácia, leitura, jogos com letras, palavras e frases, etc. Enfim, ricos e divertidos!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323403094720391854.post-33744039958659976492007-04-17T21:36:00.000-03:002007-04-17T21:36:00.000-03:00Sem dúvida essa é uma discussão necessária... Em n...Sem dúvida essa é uma discussão necessária... Em nome de "agradar aos pais", a escola acaba por descaracterizar-se...<BR/>A instituição escolar constituiu-se em um espaço especialmente organizado para que a criança seja educada e possui em seus quadros profissionais em educação, que estudaram e estudam continuamente essa questão (ou deveriam). Quando os problemas e dificuldades que ocorrem no espaço escolar são transferidos para a família resolver ou mesmo, quando as solicitações dos pais são acatadas, sem reflexão crítica ou esclarecimento, os profissionais da escola expõe seu despreparo e sua incompetência.<BR/>Por outro lado, o ensino construtivista é muito difícil. A teoria piagetiana, por exemplo, é muito extensa e complexa e não há como simplificá-la ou transformá-la em uma série de procedimentos ou receitas. Se pretendermos trabalhar seguindo essa orientação é necessário realmente conhecê-la, refletir sobre seus pressupostos, sobre a concepção do sujeito cognoscente, o processo de construção dos valores, o papel do meio, analisar os princípios, as implicações pedagógicas, etc. Muitos professores consideram-se “construtivistas” sem sequer conhecer parte dessa teoria e de outros pesquisadores, cujos trabalhos são referências fundamentais para quem pretende atuar segundo essa perspectiva. Talvez, em virtude da complexidade dessas idéias, alguns educadores restrinjam o construtivismo apenas a certas áreas, como, por exemplo, à somente alfabetização (ainda de forma rudimentar) ou ao trabalho em grupo. Constatam-se, com freqüência, interpretações reducionistas e distorcidas da teoria construtivista, como crer que “não se deva ensinar mais nada aos alunos”; que “agora não se podem mais dar provas”; que “não se pode elogiar ou incentivar” ou ainda “não se deve mais colocar os limites”.<BR/>Os educadores também tendem a tomar decisões sobre o “fazer pedagógico”, fundamentadas, principalmente, no senso comum, ou seja, inclinam-se a basear as suas ações na própria experiência, em práticas que conheceram de seus colegas (sem reflexão sobre a coerência teórica) e em argumentações do senso comum, o que dificulta a sua interpretação do que ocorre em classe e do contexto da aprendizagem dos alunos. Talvez, se os professores compreendessem a aprendizagem ou a construção do conhecimento e o desenvolvimento cientificamente, a pedagogia poderia sair do atual estágio rudimentar do decidir e do agir pedagógico embasados no senso comum.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7323403094720391854.post-51874278465290313202007-04-13T14:25:00.000-03:002007-04-13T14:25:00.000-03:00OMG, This really is a big blog.Muito bom querida p...OMG, <BR/><BR/>This really is a big blog.<BR/>Muito bom querida professora.<BR/><BR/><BR/><BR/>AbraçãoAlex Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/05183527326180810901noreply@blogger.com